Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 24 de Abril de 2009 às 09:39
Por: Luciana Cury

    Imprimir


O novo modelo de vestibular, anunciado este mês pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), passa a ter em Mato Grosso um defensor. O deputado federal Eliene Lima (PP-MT), professor há mais de 25 anos, é o primeiro parlamentar do Estado a se posicionar a favor do novo sistema, que promete modificar o processo seletivo dos cerca de cinco milhões de vestibulando que a cada ano tentam uma vaga nas universidades brasileiras.

"Esse sistema não é nenhuma novidade, já funciona nos Estados Unidos há cerca de 100 anos. Ele de primeira mão evita a maratona de viagens que muitos estudantes enfrentam, já que possibilita que um estudante de Mato Grosso se candidate a uma vaga na Universidade Federal do Acre, por exemplo, sem precisar se deslocar até o norte do País”, analisa.

Outra grande vantagem na opinião do parlamentar pepista é a facilidade do aluno migrar para outro curso. "No modelo atual, ele não pode mudar, a menos que preste um novo vestibular", exemplifica. “Hoje o vestibular desorienta mais do que orienta. Os atuais processos seletivos privilegiam a memorização excessiva de conteúdos e tornam a passagem da educação básica para a superior estressante”, acrescenta Eliene.

Além de Eliene, a mudança, também sensibilizou a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli, que considerou a proposta de unificação dos processos seletivos de ingresso nas universidades federais, usando o Enem, bastante positiva.

O modelo permitirá que o estudante faça apenas uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, a partir da nota conseguida, defina até cinco cursos que gostaria de freqüentar em ordem de prioridade, podendo ser todos em uma mesma universidade ou em até cinco instituições diferentes.

Os reitores das escolas federais têm até o final de deste mês para decidir se utilizarão o novo processo seletivo ainda este ano. A adesão poderá ser parcial, usando o novo Enem como parte de seu processo seletivo, ou total, por meio do Sistema de Seleção Unificada.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/160926/visualizar/