Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Abril de 2009 às 15:16
Por: Diana Brito

    Imprimir


A OMS (Organização Mundial da Saúde) irá monitorar a circulação do vírus da rubéola no Brasil até o início de 2010, segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Em 2008 95% da população alvo foi imunizada, segundo dados fornecidos nesta quarta-feira. A ação foi feita para tentar cumprir a meta estabelecida em 2006 com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS, de erradicação da doença.

"A OMS está monitorando o Brasil até fevereiro ou março do ano que vem para comprovar se o vírus da rúbeola deixou de circular no país. Se isso for comprovado, o Brasil vai receber o certificado de erradicação de duas doenças: a rubéola e a síndrome da rubéola congênita", disse Temporão. Ele participou nesta manhã de evento de lançamento da 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe, no Rio.

A campanha de vacinação contra a rubéola foi a maior ação contra a doença já realizada em todo o mundo em termos de número de pessoas vacinadas, segundo o assessor-regional de imunização da Opas, Carlos Castillo-Solorzano.

Apesar de ter implantado a vacinação contra a rubéola no país em 1992, o governo federal nunca conseguiu erradicar a circulação do vírus da rubéola, segundo o Ministério da Saúde. Castillo-Solorzano disse, contudo, estar confiante de que essa campanha conseguirá colocar o Brasil na meta estabelecida em 2006.

Um dos maiores obstáculos para erradicar a doença no Brasil é a dificuldade de diagnosticá-la, já que os sintomas são muito parecidos com os da dengue e do sarampo.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161033/visualizar/