Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 22 de Abril de 2009 às 12:13

    Imprimir


A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli, se mostra favorável a nova proposta do Enem, que substitui as provas do tradicional vestibular. Para ela, a mudança proporcionará "uma grande oportunidade para os estudantes de baixo poder aquisitivo chegar ao terceiro grau". "Acredito que, com o novo modelo, o aluno de baixa renda terá oportunidade de ingressar no campo acadêmico", disse a reitora. Aos poucos, as universidades precisam se preparar para adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nem todos concordam com a mudança. Alguns educadores acreditam que questões regionais, que enfocam a geografia, historia e literatura, vão ser ignorados pelo Enem, que tendem a priorizar temas nacionais e com prioridades aos grandes centros do país.

Maria Lúcia abre este mês um debate sobre o novo Enem. Segunda mulher a comandar a UFMT, ela reforça a tese de que o fim do vestibular "terá grande valia para o ensino médio". "Do ponto de vista pedagógico, será um reflexo positivo para a educação no ensino médio". Outro vantagem apontada pela reitora é quanto à mobilidade dos discentes, que poderão optar por mais de um curso. "Os estudantes poderão estudar em outro Estado ou cidade, situação que não acontece atualmente devido à renda destes estudantes", explica. Ela afirma que já conversei com todos os diretores da universidade e asseguram que eles são favoráveis à mudança. A União pretende que o Enem seja a forma de seleção de calouros de todas as universidades federais. O exame passará de 63 para 200 testes e cobrará mais conteúdo.

Nesta quarta (22), Maria Lúcia se reúne com o Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep) e também com os coordenadores de cada curso da universidade. "Quero deixar claro que, mesmo a reitora sendo favorável à mudança, toda a universidade terá seu direito a opinar. A UFMT está num momento de discussão sobre o assunto". A data de início do novo modelo ainda não foi definida, mas desde o anúncio da possível mudança, cerca de 38 universidades já se manifestaram a favor.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161054/visualizar/