Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 19 de Abril de 2009 às 11:50
Por: Patricia Zwipp

    Imprimir


Chocolate, biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes, balas. As tentações são muitas e os riscos de se consumir constantemente esses produtos também. Pensando nisso, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei, da deputada Patrícia Lima, que proíbe a comercialização nas escolas de lanches e bebidas de alto teor calórico e que contenham gordura trans. A proposta será encaminhada para o governador José Serra, que pode vetá-la ou sancioná-la.

Realmente, alimentar-se de forma não balanceada prejudica, e muito, a saúde dos pequenos. "Além da obesidade, traz carências nutricionais, principalmente de ferro e vitamina A. Isso pode interferir no crescimento, diminuir a imunidade e alterar o processo de visão, levando até à cegueira em casos mais graves. Já a gordura trans está relacionada a doenças cardíacas", alerta Renata Maria Galvão Cintra, professora do curso de nutrição do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu.

Portanto, o ideal é realmente substituir as delícias das cantinas e propor merendas equilibradas para os filhos, com uma fonte de carboidrato (como pães e bolachas sem recheio), de proteínas e cálcio (queijo fresco ou iogurte), e de fibras e vitaminas (frutas ou sucos naturais). "É interessante incrementar o lanche com patê de cenoura e ricota, fatias de tomate e alface, por exemplo", diz a nutricionista.

Para que a garotada ingira vitaminas diferenciadas, uma dica é variar o cardápio ao longo da semana. "Não precisa mudar diariamente. Pode alternar duas ou três frutas diferentes. É importante não esquecer também de colocar algumas verduras."

Vale lembrar que não basta mudar os hábitos no colégio e deixar de lado as recomendações em casa. "Na escola, a criança consome cerca de 15% do necessário em um dia. Portanto, tem de melhorar dos dois lados", afirma Renata.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161199/visualizar/