Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 17 de Abril de 2009 às 12:13
Por: Andreson Acendino

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) comunica que o MT – Hemocentro terá expediente normal nesta segunda-feira (20.04), véspera do feriado de Tiradentes, 21 de abril (terça-feira) para o recebimento de doadores de sangue. De acordo com a diretora geral do MT-Hemocentro, Eliana Rabane, na terça-feira, a equipe do MT-Hemocentro estará de plantão para continuidade das ações de captação de doadores.

“A realização do plantão é em virtude do baixo número de plaquetas em estoque, sendo estas, muito utilizadas para o tratamento dos casos graves de dengue, além também da captação de doadores para que o MT-Hemocentro continue mantendo a demanda de sangue e os atendimentos e procedimentos de rotina da Unidade Estadual”, esclareceu Eliana Rabane.

A diretora do MT Hemocentro, volta a fazer mais uma vez apelo aos segmentos organizados da sociedade, como clubes de serviço, igrejas, associações de moradores de bairros e outros, para que mobilizem seus membros há comparecerem aos locais de doação, sendo eles, na sede do Hemocentro, na Rua 13 de junho, no bairro Porto, em Cuiabá e no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HSPMC). “Doar Sangue além de ser um ato de amor e de solidariedade, salva vidas”, disse ela.

A diretora lembrou ainda que “doar sangue é um procedimento simples, fácil, rápido, não dói, não engorda nem emagrece o doador e também não engrossa o sangue. O sangue é um dos componentes essenciais para manter a pessoa viva. Pode ser doado com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação”.

Os locais fixos de doação continuam sendo a sede do MT-Hemocentro, que fica na Rua 13 de Junho, nº 1.055 Centro e o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 07h30 às 12h. Nesta Segunda - feira a unidade móvel de captação de doadores de sangue estará no Pronto Socorro de Várzea Grande, no horário das 8h30 às 17h30. E na terça-feira o MT - Hemocentro estará de plantão para receber os doadores.

DOADOR DE SANGUE - Para ser um doador de sangue é preciso sentir-se bem e com saúde. Apresentar um documento com foto, válido em todo território nacional. Ter idade entre 18 e 65 anos e pesar 50 kg ou mais.

IMPEDIMENTOS À DOAÇÃO – Não podem doar sangue pessoas que estejam gripados ou com febre, tenham feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses. Mulheres grávidas, ou que amamentam, pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, que sejam portadores de Hepatite B e C ou tenham tido alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST) nos últimos 12 meses estão impedidos temporariamente de fazer doação de sangue.

Já os que tenham tido Hepatite após os 10 anos de idade, tenham tido Doença de Chagas ou Hanseníase, sejam portadores de doenças crônicas cardíacas, renais, câncer, sejam portadores do vírus HIV I e II, AIDS, HTLV I e II, sejam usuários de drogas injetáveis ou aspiradas, ou seja, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que tenham relação sexual sem preservativo estão impedidos definitivamente de doar sangue.





Fonte: Assessoria SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161291/visualizar/