Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Abril de 2009 às 18:31

    Imprimir


Depois de ter enfrentado uma epidemia de dengue nos dois primeiros meses de 2009, a população de Rosário Oeste, município localizado a 133 quilômetros de Cuiabá, comemora a diminuição de casos da doença. Segundo dados da secretária de Saúde da cidade, em janeiro, 166 pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes aegypti. O número caiu drasticamente no mês passado quando a secretaria registrou 63 casos da doença, uma diminuição de quase 40%. E em abril os casos tendem a diminuir mais ainda, já que 11 pessoas tiveram dengue nesta primeira quinzena. “Conseguimos reduzir os casos da doença fazendo o dever de casa. Através de duas atitudes simples e eficazes, a sensibilização da comunidade e a limpeza pública, reduzimos o número de criadouros e consequentemente de casos de dengue”, afirma o prefeito de Rosário, Joemil Bauduíno de Araújo.

Graças a um esforço conjunto entre poder público e comunidade, em apenas três meses de campanha contra a dengue, foram retirados da cidade 700 toneladas de entulho e lixo. Além disso, a conscientização da comunidade foi intensificada com a apresentação de peças teatrais e palestras em escolas e bairros da cidade. “Colocamos também várias faixas com frases de efeito como: ‘A dengue mata. Limpe seu quintal’ e o objetivo, que era o de sensibilizar os moradores, foi alcançado”, declara o prefeito.

Joemil, que também é médico, alerta os amigos gestores sobre a importância da luta contra a dengue. Segundo ele é dever do poder público promover a transparência nas ações desenvolvidas no município e garantir o suporte médico hospitalar. “Ainda enfrentamos dificuldades no que diz respeito ao repasse das notificações dos casos de dengue. Todos, prefeitura, médicos e comunidade devem trabalhar em equipe para que, juntos, possamos eliminar os focos da doença”, argumenta.

O município, que chegou a decretar situação anormal, devido ao grande número de casos da doença, agora realiza reuniões semanais de trabalho. Os integrantes do comitê municipal da dengue definiram um calendário anual de ações que deve ser seguido à risca para manter os resultados positivos alcançados. “O trabalho não pode parar. Ele apenas começou. Não queremos mais ser pegos de surpresa pela dengue”, explica o secretário de saúde do município, José Antônio Balbino.

Para o secretário essa vitória contra o mosquito da dengue só foi possível graças à parceria entre o município, a Defesa Civil do Estado e Secretaria Estadual de Saúde. Devido a essa união de forças a cidade recebeu o fumacê, um reforço importante na luta contra a doença.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161439/visualizar/