Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Abril de 2009 às 14:55
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


De 1º de janeiro até a data de 12 de abril, as ações desenvolvidas pelo Comando Regional I (Cuiabá), resultaram na prisão de 101 pessoas que dirigiam sob efeito de bebida alcoólica, em desacordo com o previsto pela Lei 11.705, a “Lei Seca”. Em Mato Grosso, no ano de 2008, foram 723 conduções para Delegacias de Polícia Judiciária Civil. Em 2007 (a lei ainda não havia entrado em vigor) foram 239.

Em Cuiabá, somente no primeiro trimestre do ano, foram 715 acidentes registrados no CRI e outros 200 atendidos nos locais das colisões, aumentando os registros para 915. Em 2008, a PM atendeu a 6,8 mil na área do CRI. É válida a explicação de que a PM só atende in loco quando os veículos não possuem condições de trafegabilidade. Caso contrário, os condutores devem procurar o CRI, que fica no Quartel do Comando Geral, no final da avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA), e registrar a ocorrência.

De acordo com o coronel Joelson Sampaio, boas partes dessas colisões acontecem nas áreas de grande concentração de veículos, como avenidas do CPA, Fernando Corrêa da Costa, Beira Rio, Carmindo de Campos. A frota para capital mato-grossense é estimada em mais de 280 mil veículos e as vias foram projetadas há cerca de 20 anos.

O coronel pondera que apesar das mudanças que são executadas pela Secretaria Municipal de Transito e Transportes Urbanos (SMTU) é impossível ajustar o trânsito sem que os condutores estejam engajados nesse processo. A mudança é cultural. Ele explica que é necessário de esquecer a ‘lei do mais esperto’, que termina tumultuando, ainda mais, as vias.

“Não existe a possibilidade de um policial para cada carro. É preciso que cada condutor tenha a consciência de suas responsabilidades para atuar como construtor de uma sociedade que respeita as leis”.

Álcool Zero - A Lei 11.705, que entrou em vigência no dia 20 de junho de 2008, prevê mais rigor contra motoristas que ingerirem bebidas alcóolicas. A partir do limite de dois decigramas de álcool por litro de sangue para os motoristas, a pessoa será multada em R$ 955, perde a carteira e tem o carro apreendido. Acima de 6 decigramas - equivalente a uma lata de cerveja -, é crime com pena de até três anos de prisão. A nova legislação prevê suspensão do direito de dirigir por 12 meses. É possível recuperar a carteira recorrendo ao Detran (com a possibilidade de entrar com auxílio de advogado, testemunhas e peritos que comprovem inocência).





Fonte: Assessoria PM/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161542/visualizar/