Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Abril de 2009 às 15:24

    Imprimir


Os estudantes bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até o dia 27 de abril para se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

O Ministério da Educação publicou na edição do dia 6 do Diário Oficial da União a Portaria n.º 484 em que estende o prazo, anteriormente previsto para até 20 março. Além disso, a norma altera para o dia 28 de abril a data referente à divulgação dos candidatos cuja inscrição foi confirmada no processo.

As divulgação dos candidatos que tiveram a sua inscrição aceita será no dia 28 de abril. O prazo para formalizar a solicitação de esclarecimentos pelos bolsistas que não tiverem sua inscrição confirmada fica reaberto de 28 a 29 de abril.

A data para a divulgação da relação definitiva dos candidatos aprovados foi alterada para o dia 4 de maio. A formalização do contrato de financiamento junto à Caixa Econômica Federal deve ser feita até o dia 8 de maio.

De acordo com o Ministério da Educação, é necessário estar matriculado em uma instituição de ensino superior privada que tenha aderido ao Fies em 2009 e ser bolsista parcial do ProUni.

O aluno pode usar o financiamento para pagar 50% das mensalidades. Para efetuar a inscrição, o bolsista deve preencher uma ficha disponível no site da Caixa Econômica Federal: http://www3.caixa.gov.br/fies/ . Depois de preencher o documento, o aluno deve imprimi-lo em duas vias e entregá-lo na instituição de ensino.

Para os estudantes dos cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e para as carreiras que integram o catálogo de cursos Superiores de Tecnologia, os juros anuais do Fies são de 3,5%, e para os demais cursos, 6,5% ao ano. Durante o curso, o bolsista paga uma taxa de R$ 50, a cada três meses, para amortizar os juros.

Ainda segundo o MEC, o bolsista parcial do ProUni que vai buscar o financiamento pode apresentar um ou mais fiadores (com comprovação de renda) ou utilizar a fiança solidária. Na fiança solidária, grupos de três a cinco alunos, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, sem que seja exigida a comprovação de renda.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161875/visualizar/