Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Abril de 2009 às 13:09

    Imprimir


Cientistas da Universidade de Mansoura, no Egito, mostraram que o ácido docosahexanóico (DHA, na sigla em inglês), um ácido graxo Ômega 3 encontrado em óleos provenientes de peixes, pode reduzir o tamanho de tumores e aumentar os efeitos positivos do remédio cisplatina, usado na quimioterapia.

O estudo, liderado pelo professor A.M. El-Mowafy e descrito na revista especializada Cell Division, foi feito com base em experiências com ratos.

A equipe estudou os efeitos do DHA em tumores sólidos em ratos e também investigou como este ácido graxo interage com a cisplatina, medicamento usado na quimioterapia e que causa danos aos rins dos pacientes.

"O DHA já tinha sido associado à proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas, mas havia uma falta de informações particularmente em relação a interação (do DHA) com remédios de quimioterapia", escreveram os pesquisadores.

No seu estudo, os cientistas descobriram que "o DHA extraiu alguns efeitos importantes da quimioterapia e aumentou consideravelmente os da cisplatina. Além do mais, este estudo é o primeiro a revelar que o DHA pode cancelar os danos ao tecido renal, um efeito letal induzido pela cisplatina", afirmou o pesquisador.

Cérebro

Os pesquisadores descobriram que o DHA age no nível molecular, reduzindo a leucocitose (acúmulo de células brancas do sangue), inflamação sistemática e estresse oxidativo, todos estes processos ligados ao crescimento de tumores.

"Nossos resultados sugerem um novo regime de remédios, mais proveitoso no gerenciamento de tumores sólidos, baseado na combinação de cisplatina e possivelmente outros remédios de quimioterapia, com o DHA", escreveram os autores do estudo.

O DHA é um ácido graxo Ômega 3 que, além de ser encontrado em óleos de peixes de água fria, também está presente em alguns óleos vegetais.

É um importante componente da massa cinzenta do cérebro e da retina na maioria das espécies de mamíferos e é considerado essencial para o desenvolvimento normal celular e neurológico.





Fonte: Da BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162210/visualizar/