Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 26 de Março de 2009 às 16:59
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Foi aberta nesta quinta-feira (26.03), pela manhã, no Hotel Mato Grosso Pálace, em Cuiabá, uma reunião preparatória para as etapas Regionais da I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei). Mato Grosso realizará duas Conferências Regionais, em Cuiabá (04 a 07 de maio) e no Parque Nacional do Xingu (08 a 11 de junho). Na reunião, que vai até amanhã, estão sendo debatidos temas como a divisão de tarefas entre as entidades participantes, o processo de distribuição de delegados índios e não índios, a composição da Comissão Organizadora e a elaboração do programa das Conferências Regionais.

Participaram da abertura representantes de órgãos e entidades, federais e estaduais, que atuam na questão da Educação Indígena. Estiveram presentes a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ministério da Eucação (MEC), Funai, Comissão Nacional de Política Indigenista do Centro-Oeste (CNPI), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Instituto Maiwu, Organização de Professores Indígenas de Mato Grosso ((Oprint), Unemat e Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI).

O secretário de Educação, Ságuas Moraes, participou da abertura da reunião. De acordo com ele, estão sendo intensificados esforços para que toda a comunidade educativa e a população nas aldeias participem das discussões. “Não queremos perder esta oportunidade e promover um processo de discussão frágil”, disse o secretário. “Temos que aproveitar o momento para garantir direitos que não tenham recuo e as condições mínimas para o funcionamento das escolas”, ressaltou.

Também está presente na reunião o coordenador de Educação Escolar Indígena do MEC, Gersen Luciano dos Santos. Segundo o coordenador, das reuniões preparatórias que participou nos estados, está foi a primeira vez que um secretário esteve presente. Ele destacou que a conferência é uma reivindicação histórica de educadores indígenas e não indígenas “e não uma iniciativa isolada do MEC”.

Todos os demais participantes, que usaram a palavra na mesa de abertura, ressaltaram o momento especial que a conferência representa: a possibilidade da construção coletiva de uma política pública que garanta uma educação indígena de qualidade.

Participaram da mesa, além dos citados, Maria Helena Fialho, do setor de Educação da Funai; Francisca Paresi, da CNPI; Gonçalo Poquiviqui, vice-presidente da Undime; Lucas Xavante, do Instituto Maiwu; Xisto Xavante, da Oprint e Filadelfo Umutina, presidente do CEEI. Também estiveram presentes na abertura, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida e o vice-reitor da Unemat, Elias Januário.

Hoje, a programação da reunião prevê ainda a entrega de kits contendo o documento base da conferência e a leitura do regimento da promoção.

A I Coneei será realizada de 21 a 24 de setembro, em Brasília, com a participação prevista de cerca de 600 delegados.





Fonte: Assessoria Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162617/visualizar/