Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 13 de Março de 2009 às 11:06

    Imprimir


A sociedade mato-grossense inicia a preparação da Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE -2010). O lançamento oficial, ocorre no salão nobre do palácio Paiaguás, no próximo dia 23 de março, às 15 horas, e deve reunir mais de 30 instituições representadas na Comissão Organizadora Estadual (COE/MT), coordenada pela Secretaria de Estado Educação (Seduc), com apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e da Casa Civil do Governo de Mato Grosso. São esperadas também as presenças de representantes do Legislativo, de instituições públicas e da sociedade civil organizada.

Segundo a coordenadora da comissão estadual, Rosa Neide Sandes, é a primeira vez na história do país que será realizada uma conferência integrada com todos os segmentos educacionais. “Mato Grosso tem liderança nas questões educacionais no país, cumprindo mais uma vez o papel de protagonista”, disse.

A secretária Executiva da comissão estadual, Flávia Nogueira, ressalta a importância da mobilização da sociedade. “O tema é de extrema relevância para a educação brasileira e deve ser debatido pelo maior número possível de pessoas”, defende Flávia.

O lançamento das atividades da CONAE deverá ocorrer também nos municípios, no período de 24 a 27 de março. Nessa fase as assessorias pedagógicas e secretários municipais de educação farão o chamamento dos agentes públicos e representantes da sociedade civil para participar das discussões que debaterão o rumo da Educação Pública no Brasil. “O texto da CONAE representará a proposta das diversidades do Estado”, destaca Rosa Neide.

Os 15 pólos dos Centros de Formação e Atualização de Professores da Educação Básica (Cefapros) no Estado coordenarão os debates. Nessa fase serão escolhidos os representantes que participarão da Etapa Estadual, em novembro. O documento consolidado será encaminhado para Brasília para discussão maior na Conferência Nacional.

Entre as entidades e instituições participantes da mobilização para a etapa estadual estão SINTEP, UNE, UNDIME, CEE/MT, UNCME, UBES, SINTRAE, FIEMT, SINTESMAT, SENAI, CEFET, Força Sindical, Fórum Estadual Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial/MT, Universidades públicas e privadas, associações docentes, pais de alunos da educação básica, gestores municipais, entre outros.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/163474/visualizar/