Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Fevereiro de 2009 às 15:45
Por: Thiago Almeida/Jean Campos/Pat

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública vai reforçar as ações de segurança realizadas pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros durante o carnaval. Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (17.02), o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, divulgou as estratégias de prevenção a violência durante as festividades.

A capital mato-grossense irá concentrar 13 pontos onde acontecerão shows e atividades culturais (Museu do Rio, Praça da Mandioca. Clube Feminino, Praça Cultural do CPA, Planalto, Grande Templo, Pedra 90, Parque Cuiabá, Tijucal, Osmar Cabral, Ribeirão do Lipa, e o evento católico Vinde e Vede). “Teremos mais de 80 shows culturais nesse período”, garante o secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Mário Olímpio.

Diógenes Curado ressaltou a importância do trabalho conjunto entre Sejusp e Secretaria Municipal de Cultura para a realização de um evento seguro para todos os foliões. “A segurança não se pode fazer sozinha. É necessário a integração entre todas as instituições para a garantia de um evento tranqüilo e divertido para todos”, comentou.

Também participaram do evento o diretor-geral da Polícia Civil, José Lindomar Costa, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Arilton Azevedo.

ATENDIMENTO A OCORRÊNCIAS - Para reforçar a segurança dos foliões no período do carnaval, a Polícia Judiciária Civil (PJC) de Mato Grosso planeja ações preventivas e repressivas para a região metropolitana e todo interior do Estado. Delegados, Escrivães e Investigadores das Delegacias Especializadas, Municipais, Distritais e Centros Integrados (Cisc’s) estarão ao alcance da sociedade para garantir o atendimento das ocorrências envolvendo delitos.

Mais de 1700 policiais civis irão intensificar o trabalho nos dias de folia. Serão 134 delegados - sendo 51 na região metropolitana e 83 no interior - 1323 investigadores - sendo 379 na região metropolitana e 944 no interior - e 300 escrivães – sendo 105 na região metropolitana e 195 no interior. Duas bases móveis da PJC complementarão o trabalho das 299 viaturas que estarão em todo estado.

Nas Delegacias Regionais - Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Juína, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Porto Alegre do Norte, Sinop e Tangará da Serra – serão mantidas equipes de policiais que estarão em condições de atender tanto as situações de rotina, quanto as situações que venham a ocorrer no período carnavalesco.

Por serem consideradas as mais movimentadas nesse período, as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Poconé, que compreendem a região metropolitana, receberão reforço de contingente.

Equipes de policiamento repressivo especializado - Grupo de Operações Especiais (GOE), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Delegacia Especializada e Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA) e Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) – estarão com todo efetivo em funcionamento.

De acordo com o diretor geral da PJC, José Lindomar Costa, a meta é atender com eficácia todas as ocorrências, bem como a confecção de todos os procedimentos necessários conforme a demanda de serviços. “A integração dos segmentos da segurança pública no planejamento das ações durante o carnaval é um fator um fator positivo. Esperamos que a atuação conjunta das polícias traga resultados satisfatórios à população”, afirma o diretor geral José Lindomar Costa.

AÇÕES PREVENTIVAS - Em Mato Grosso será empregado um efetivo de 4.416 policiais militares. Um total de 366 viaturas (sendo 270 carros, 92 motos e 4 ambulâncias) estarão envolvidas na ação. A estimativa de público, em Mato Grosso, é de 665 mil foliões. Somente na área do Comando Regional I, Cuiabá, são esperadas 234 mil pessoas.

Na área do Comando Regional II, Várzea Grande, são aguardados mais de 48,3 mil pessoas nos dias de festa e mais de 500 policiais militares estarão de prontidão. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, informou ainda que os bafômetros serão amplamente utilizados em Mato Grosso para evitar tragédias no trânsito. Em 2008, não foi registrado nenhum acidente com vítima fatal durante o período carnavalesco.

Já na área do Comando Regional III, Sinop, são aguardadas 73 mil pessoas. Em Rondonópolis (CRIV) outras 91 mil. Em Barra do Garças (Comando Regional V) 66 mil. Em Cáceres (CRVI) o público estimado é de 57 mil. Em Tangará da Serra (CRVII) outros 81 mil foliões. Na região de Juína (CRVIII) 15 mil pessoas.

Como medida de segurança, as rodovias de acesso a Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães, irão contar com os comboios que ajudam a controlar o tráfego e a velocidades dos veículos dos foliões. “Outra medida a ser implantada é quanto a revistas e abordagens nas entradas das cidades. Garrafas de vidro não serão permitidas”, avisa.

A diretoria de saúde da Polícia Militar também estará envolvida na ação. Postos de atendimento a população serão montados em áreas de grande concentração de público, como praça Cultural do CPA II e em Chapada dos Guimarães.

O comandante afirma ainda que a população poderá auxiliar a Polícia Militar por meio de denúncias ao telefone 0800-653939. “A população é nossa grande aliada para garantir uma festa tranqüila”.

SEGURANÇA E PROTEÇÃO – O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso começou antes das festividades do carnaval. Uma equipe especializada já está realizando ações de análises de projetos de engenharia, vistorias técnicas em palcos, tendas e praças de alimentação, além da emissão de pareceres técnicos para garantir a segurança dos foliões e a integridade dos locais onde as festas acontecerão.

Postos avançados de atendimento do Corpo de Bombeiros serão instalados nas áreas de maior aglomeração em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Distrito da Guia, com um efetivo diário total de 231 bombeiros.

Após a coletiva, os representantes das instituições fizeram uma panfletagem no centro de Cuiabá, repassando dicas de segurança ao público nas ruas Barão de Melgaço, Cândido Mariano e nas praças Alencastro e República.





Fonte: Assessoria Sejusp/PM-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164555/visualizar/