Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 02 de Fevereiro de 2009 às 15:43
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


As escolas públicas do Estado têm até o final de março para informar a quantidade de alunos matriculados e o total de livros didáticos devolvidos pelos mesmos. Estas informações devem ser inseridas no Sistema de Controle e Remanejamento da Reserva Técnica (Siscort), no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a coordenadora de Distribuição do Livro Didático, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Maidan Lara, estas informações são necessárias para que as escolas possam garantir os livros a todos os seus alunos.

O MEC, através do Programa Nacional do Livro Diático (PNLD) garante a distribuição de livros a todos os alunos da Rede Pública do país. Só no ano passado, foram distribuídos 103 milhões de livros para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

O problema, alerta Maidan Lara, é que estes livros devem ser usados por três anos antes de serem trocados. “É com base na informação sobre a quantidade de livros devolvidos que é feita a reposição”, esclarece.

Em Mato Grosso, nos últimos anos a média de devolução tem ficado em 70%. Tem alunos que perdem os livros, outros os levam embora quando a família se muda para outra localidade e alguns são devolvidos sem condições de uso.

Este ano, o FNDE promoverá uma pesquisa, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, sobre a devolução dos exemplares, abrangendo também as escolas federais. O objetivo é garantir uma menor margem de erro nas reposições.

Quando ao Siscort, este é acessado através do site do FNDE (www.fnde.gov.br). Cada escola tem sua senha e lá já está disponível a informação sobre o total de livros que a escola deverá receber na próxima renovação. Conforme Maidan Lara, o correto preenchimento das informações (um processo simples) pode evitar inconvenientes para os alunos e para a escola, tais como o excesso ou a falta de livros didáticos.

Em caso de dúvida, as escolas podem ligar para os telefones da coordenadora: 3613-6321 ou 9242-6200.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165355/visualizar/