Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 26 de Janeiro de 2009 às 13:30
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Uma das estratégias na busca pela melhoria dos índices educacionais em Mato Grosso é o processo de formação continuada dos profissionais da Educação. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promoveu, no ano passado, 66 diferentes eventos visando ampliar a qualificação de seus servidores.

Estes eventos (cursos, treinamentos, encontros, seminários), na maioria realizados em Cuiabá, reuniram de 40 a 400 participantes, conforme o objetivo da promoção. No entanto, um deles, realizado em novembro, pela Secretaria Adjunta de Gestão de Políticas Institucionais de Pessoal, reuniu mais de mil pessoas (diretores, secretários escolares e assessores pedagógicos, de Cuiabá, Várzea Grande, Baixada Cuiabana e do Pólo de Diamantino).

Os temas destes eventos abrangeram os principais assuntos em destaque na questão educacional. Estiveram em discussão, por exemplo, a formação continuada de alfabetizadores; gestão escolar e de pessoal; ensino profissionalizante; Educação de Jovens e Adultos, do Campo, Especial, e Indígena; tecnologias da informação, censo escolar e o ensino da cultura afro-brasileira. Temas mais específicos também foram objetos de encontros, tais como a atualização de professores de língua espanhola.

Os pólos da Seduc também são locais da realização frequente de cursos. Por exemplo, um curso de formação continuada destinados aos professores de educação física das escolas foi realizado em sete polos, durante o segundo semestre do ano passado. A quarta etapa do Projeto Haiyô (formação de professores indígenas), foi promovida em três municípios, reunindo quase 300 indígenas, representantes de 31 etnias.

Estrutura

A realização destes eventos mobiliza uma complexa estrutura, que envolve diversos setores da secretaria, já que um evento pode interessar a uma ou mais unidades. Normalmente a realização do evento envolve o setor proponente, a Unidade de Assessoria de Comunicação e Eventos e a Coordenadoria de Aquisição e Contratos, do Núcleo Sistêmico da Educação, além da Secretaria de Estado de Administração, responsável pelos pregões para a viabilização de infraestrutura.

Afinal, é necessário garantir as passagens, alimentação e hospedagens de centenas de pessoas (participantes e palestrantes, a cada evento). Além disso, também a infraestrutura necessária para a realização das reuniões/palestras em salas e auditórios. São itens como a sonorização ou a utilização de tecnologias como o datashow.

O processo de qualificação dos profissionais da Educação não se limita à realização destes eventos mais amplos. O trabalho é cotidianamente realizado por unidades como os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros). Suas 15 unidades instaladas em polos da Seduc se encarregam da atualização dos profissionais, através de diferentes ações, como o Projeto “Sala do Professor”. Neste, o processo de formação continuada é promovido na própria unidade escolar em que os educadores estão lotados.





Fonte: Assessoria Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165734/visualizar/