Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 05 de Janeiro de 2009 às 08:54

    Imprimir


Os Centros Federais de Educação Tecnológica, Cefets, vão passar por mudanças neste ano de 2009. Isto por causa da lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Com a criação desses institutos, a proposta é aumentar o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e, principalmente, na formação de professores.

O presidente sancionou no último dia 29 a lei que cria uma nova institucionalidade na educação profissional brasileira: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets). Os novos 38 institutos fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e aumentam o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas, em cursos superiores de tecnologia e principalmente para formação de professores nas áreas das ciências da natureza.

Os Ifets surgiram a partir da rede federal de eduação profissional composta pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), agrotécnicas e escolas vinculadas às universidades. Assim, os 38 institutos nascem com 168 campi.

Em Mato Grosso foi criado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que reúne as três autarquias federais (Cefet-MT, Cefet Cuiabá -situado na Serra de São Vicente e Escola Agrotécnica de Cáceres) e mais sete unidades (Bela Vista, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Campo Novo dos Parecis, Barra do Garças, Juina e Confresa).

O diretor geral do Cefet em Mato Grosso, Henrique do Carmo Barros explica que o foco de atuação será voltado para 50% das vagas para cursos técnicos, 20% para formação de professores em cursos de Licenciaturas das Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química e Matemática) e as demais vagas para graduações tecnológicas e engenharias, entre outras.

"O instituto terá uma estrutura organizacional formada pelo Conselho Superior, Reitoria e Colegiado de Dirigentes. Nesta primeira etapa será designado um reitor pró-tempore que terá a missão de organizar um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Estatuto. É importante salientar que o projeto tramitou no Congresso Nacional em tempo recorde", destaca Henrique do Carmo Barros.

A meta é chegar a 2010 com 311 campi e ampliar as vagas de 215 mil para 500 mil. A previsão é de que metade das vagas dos Ifets seja destinada ao ensino médio integrado ao profissional. Na educação superior, receberão destaque cursos como os de engenharia, bacharelados tecnológicos e licenciaturas.

Com Informações do Ministério da Educação





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/167242/visualizar/