Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 23 de Dezembro de 2008 às 12:45

    Imprimir


Jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever e que ainda não tenham concluído o ensino fundamental (8ª série) vão poder participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano. Nesta segunda-feira (22.12), o Governo do Estado capacitou os diretores e assessores pedagógicos das escolas onde serão realizados os cursos do programa. A expectativa é atender 7.200 jovens em dez cidades de Mato Grosso.

O Projovem Urbano compõe, com o ProJovem Adolescente, o ProJovem Campo e o ProJovem Trabalhador, o novo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Das quatro modalidades, o Projovem Urbano tem o objetivo de levar de volta à escola jovens fora da idade escolar, sem o ensino fundamental, desempregados e sem qualificação profissional.

As inscrições para o programa iniciam no dia 05 de janeiro, em escolas da rede estadual de ensino, das cidades de Sinop, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Cáceres, Sorriso, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças. Nestas cidades a execução do programa fica a cargo do Governo do Estado. Nos municípios com mais de 200 mil habitantes a adesão ao programa é feita diretamente entre o Governo Federal e a Prefeitura.

Durante 18 meses os participantes terão aulas de português, matemática, inglês, ciências sociais, ciências naturais e informática. Além de cursos de formação profissional inicial nas áreas de vendedor de comércio varejista, manicure, organizador de eventos e auxiliar administrativo. Os jovens receberão ainda uma bolsa auxílio no valor de R$ 100 durante o período de permanência no programa. As aulas estão previstas para começar em março de 2009.

“É difícil trazer o jovens de volta para a escola. Muitos deles já estão na economia informal, fazendo bicos, trabalhos precários e muitas delas já são mães de família. Só o ensino não é suficiente, é preciso dar qualificação, para que esses jovens tenham estímulo de voltar a estudar e possam ser inseridos na sociedade, melhorando de vida”, afirmou o assessor especial da Juventude da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rafael Henrique Cruz Santos.

Estão previstos para o ProJovem Urbano em Mato Grosso investimentos de R$ 22 milhões. Até 2010 a meta é atender 12.000 jovens no Estado. Rafael Henrique destaca ainda que o recurso pago por meio da bolsa aos jovens vai fomentar a economia local das cidades. “Serão mais recursos circulando no comércio. Além disso, o programa prevê a contratação de aproximadamente 600 pessoas. Isso também é mais dinheiro circulando na economia dos municípios”.

Os interessados devem ficar atentos para a divulgação dos locais de inscrição nas dez cidades contempladas com o programa (Sinop, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Cáceres, Sorriso, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças). Para fazer a inscrição tem que ter carteira de identidade ou a certidão de nascimento.

A central de atendimento do ProJovem Urbano é 0800 722 7777





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/167534/visualizar/