Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 21 de Junho de 2013 às 08:41

    Imprimir


Getty Images
Medicamentos e exercícios físicos ajudam a minimizar e até evitar a doença
Medicamentos e exercícios físicos ajudam a minimizar e até evitar a doença
No Dia Nacional de Controle de Asma, a SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia), alerta a população sobre a doença que é a quarta causa de internação hospitalar no Brasil.


 
Com a chegada do inverno, nesta sexta-feira (21), os sintomas podem se agravar por causa do frio, como o aumento de infecções respiratórias e a permanência prolongada em ambientes fechados.


 
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete crianças e adultos em todo o mundo. Seus sintomas incluem tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito, explica o responsável pela Comissão de Asma da SPPT, Marcos Carvalho Borges, professor na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).
 


— Geralmente esses sinais pioram à noite e melhoram com medicamentos como os broncodilatadores.



Além disso, quando uma pessoa tem uma crise de asma, os brônquios (tubos que levam o ar para os pulmões) reduzem de diâmetro, dificultando a respiração.


 
Alguns fatores podem desencadear a doença, entre eles, poluição, mofo, infecções virais, ar frio e seco, perfume, alteração do clima, produtos de limpeza, ciclo menstrual, cigarro, pelos de animais, produtos químicos e estresse.


 
O paciente é diagnosticado a partir de uma análise em seu histórico clínico e exame físico. A confirmação do resultado é feita com o teste do sopro (espirometria)


 
Tratamentos e prevenção


 
Em relação ao tratamento, existem alguns tipos de medicamentos que podem ser inalados: o uso de bombinhas (ação curta) que servem apenas para aliviar os sintomas da doença; já os corticosteroides e broncodilatadores (ação prolongada) são remédios que previnem os sintomas e diminuem o número de ataques de asma.

 
 
Além dos remédios, a adoção de hábitos saudáveis, como exercícios físicos, também ajuda minimizar e até evitar a doença, afirma Borges.


 
— A atividade física não é contraindicada. Porém, alguns exercícios, especialmente os de alta intensidade e em ambiente frio e seco, podem desencadear crises, particularmente em pacientes com a doença não controlada. Por este motivo, todo portador de doença respiratória crônica deve consultar um pneumologista antes de iniciar qualquer prática esportiva.


 
Além disso, o uso de umidificadores também é indicado quando a umidade está baixa.


 
— Se o tempo não estiver seco ele pode trazer efeitos colaterais, pois aumentará o mofo e a umidade do ambiente.




Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/16802/visualizar/