Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 09 de Dezembro de 2008 às 13:59
Por: Gibran Lachowski

    Imprimir


O II Congresso Universitário da Unemat aprovou a descentralização de seus institutos e faculdades, garantindo mais autonomia administrativa, financeira, científica e patrimonial aos campi da instituição. A proposta foi acatada em plenária realizada na noite de segunda-feira (08.12) pela maioria dos delegados dos segmentos de estudantes, professores e técnicos presentes do evento.

"Com a descentralização, os campi terão melhores condições de se desenvolver cientificamente. O fim do controle central é o reconhecimento de que as unidades da Unemat têm maturidade e responsabilidade suficiente para propor, aprovar e aplicar projetos de ensino, pesquisa e extensão e gerir suas ações", explicou Edna Luzia Almeida Sampaio, professora de Sociologia do campus de Cáceres.

"A descentralização aproxima as instâncias deliberativas das políticas de ensino, pesquisa e extensão dos campi e este é um modelo seguido pelas universidades mais importantes do país, como USP, Unesp e UFRJ", comentou Gleber Marques, professor do curso de Computação do campus de Alto Araguaia.

O congresso tem caráter deliberativo, objetiva elaborar a macro-política da Unemat e produzir alterações em seu estatuto. O evento começou no domingo e segue até quinta, dia 11. Hoje pela manhã continua a plenária sobre autonomia da universidade e a reestruturação do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe).

Atualmente, essas instâncias são compostas em sua maioria por integrantes da administração superior da universidade, ligados, portanto, à reitoria. Delegados liderados pela Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat) defendem que os conselhos sejam paritários. Isso significa reduzir o número de gestores e estabelecer igual participação para estudantes, professores e técnicos.

A Unemat tem sede em Cáceres e unidades em Sinop, Nova Xavantina, Alto Araguaia, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Colíder, Luciara e Juara.





Fonte: Assessoria de imprensa da Adunemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/168298/visualizar/