Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 21 de Novembro de 2008 às 13:35

    Imprimir


´´Problemas Ambientais de uma Cidade Média de Mato Grosso: O Caso de Barra do Bugres``, é o título da dissertação a ser defendida na próxima quarta-feira (26), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Geografia pela aluna Loiva Zanon de Magalhães, sob a orientação do professor Hugo José Sheuer Werle.

A dissertação mostra que nos últimos trinta anos, Mato Grosso sofreu um intenso processo de urbanização, depois de iniciada a Marcha para o Oeste, ocorrida na década de 40 durante o governo de Getúlio Vargas. A Marcha incentiva ´´o progresso e a ocupação do Centro-Oeste, onde foi organizado um plano para que as pessoas migrassem para o centro do Brasil, onde havia ainda muitas terras desocupadas``.

´´Com esse processo de urbanização acelerado``, diz o trabalho, ´´diversos problemas ambientais surgiram ou se agravaram, tais como, falta de saneamento básico, destinação correta para os resíduos sólidos, desmatamentos; além da ocupação desenfreada do espaço urbano. Todos estes problemas contribuem com a degradação do meio ambiente urbano, afetando a qualidade de vida das cidades, situação esta que se evidencia no município de Barra do Bugres, Mato Grosso``.

A obra descreve também as diretrizes e os instrumentos propostos no Estatuto da Cidade e no Plano Diretor; além dos documentos formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aborda a questão do desenvolvimento econômico de Barra do Bugres, além dos problemas ambientais relativos à expansão urbana. ´´Observou-se, por fim, o papel do Poder Público e a implantação de políticas públicas integrandas ao meio ambiente e à qualidade de vida.``





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/169196/visualizar/