Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 18 de Novembro de 2008 às 08:37
Por: Luis Fernando Correia

    Imprimir


Droga cria falsa sensação de poder e clareza de pensamento. Mas logo o usuário passa apenas a pensar na próxima dose.

"É só uma carreira." Mas não estamos falando sobre o futuro profissional de ninguém, e sim usando a frase que muitos usuários de cocaína utilizam para se enganar. A cocaína é uma droga sobre a qual existem mitos que devem ser destruídos. Não existe futuro no uso dessa droga.

Por conta de seus efeitos estimulantes, a cocaína traz uma sensação de clareza de pensamentos e poder que pode durar alguns momentos.O problema é que após o pico do efeito a necessidade de outra dose aparece e logo o usuário está fisgado, mesmo não querendo acreditar que já é um viciado.

A cocaína é um potente estimulante do sistema nervoso central, interferindo no processo de reabsorção de um composto mediador cerebral, a dopamina, ligado às sensações de prazer e movimentos e atua sobre as paredes das artérias e o ritmo cardíaco.

Os efeitos negativos da cocaína sobre o corpo podem atingir principalmente o sistema cardiovascular e o sistema nervoso central.

Entre os maiores riscos enfrentados por um usuário de cocaína estão a ocorrência de um acidente vascular cerebral, convulsões ou uma arritmia cardíaca, que podem acontecer até mesmo na primeira dose experimentada.

A associação da cocaína com o álcool traz um risco adicional, pois o fígado transforma essas duas substâncias em uma terceira, o cocaetileno, que potencializa os efeitos da droga e pode aumentar os riscos de morte súbita.

Os estados de alteração da percepção experimentados por quem usa a cocaína podem levar a quadros de irritação extrema, ansiedade e cansaço. Esses quadros, ocorrendo com freqüência, podem facilitar o desencadear de um quadro psicótico.

Mais uma vez é importante ressaltar que essa droga leva rapidamente à dependência, portanto de alguém disser que usa cocaína só eventualmente, duvide, esse usuário apenas está no caminho da dependência e precisa de auxílio especializado para se livrar do vício.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/169410/visualizar/