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Educação/Vestibular
Quinta - 13 de Novembro de 2008 às 15:31
Por: Sergio Luiz Fernandes

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A Educação de Mato Grosso vive um momento fundamental. Muitos diagnósticos já foram feitos sobre a situação do setor. Mas, desta vez, existe um diagnóstico, o Plano de Ações Articuladas (PAR), que tem recursos suficientes para serem aplicados nos problemas identificados. Este foi o pensamento externado pela maioria das autoridades presente na abertura, hoje pela manhã (13.11), do Fórum de Avaliação do PAR.

O evento vai até amanhã (sexta-feira), no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá. Estão participando gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Ministério da Educação (MEC), das Secretarias Municipais de Educação e do Sintep. O PAR é uma ferramenta de gestão que viabiliza apoio financeiro e pedagógico aos municípios.

O secretário de Educação, Ságuas Moraes, lembrou que partiu de Mato Grosso a proposta de ampliação do PAR, um programa do MEC que integra do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Inicialmente, o MEC pretendia fazer o trabalho somente nos municípios do país com menor Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). O estado mostrou que seria possível fazer isso em todos os municípios. Foram montadas três equipes para isso, compostas por 12 técnicos da Seduc e três da UFMT.

O representante do MEC presente ao evento, Romeu Welinton Caputo, diretor de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica, reforçou o fato, apontando que o ministério pretendia atingir apenas mil municípios num primeiro momento. A partir de articulações com autoridades do estado, tais como o secretário Ságuas; a secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais, Flávia Nogueira; a secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes; a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Vera Araújo e o ex-reitor da UFMT, Paulo Speller, o MEC ampliou o PAR para todos os municípios.

“Nesse processo, Mato Grosso foi um modelo para o MEC e não uma cobaia”, destacou Romeu Caputo. Ele lembrou que o estado é modelo de outros programas que o MEC estendeu para todo o país, tal como o Pró-Funcionário.

A UFMT foi representada no evento pela pró-reitora de Graduação, Miriam Tereza de Moura Serra. Ela disse que a gestão da reitora Maria Lúcia Cavalli Neder irá manter a ampliar as atuais parcerias da universidade. Miriam Serra informou que a UFMT já foi contempladas com recursos para alguns programas através dos diagnósticos do PAR (Pró-Docência e Pibid).

A secretária adjunta, Vera Araújo, destacou que este é um momento de se estruturar o monitoramento do PAR. Para ela, deve-se discutir coletivamente como se efetivar as ações apontadas no diagnóstico.

Também fizeram pronunciamentos na abertura do evento, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Grossi Júnior; a secretária adjunta de Educação de Cuiabá, Filomena Arruda Monteiro; a coordenadora da equipe do PAR, Judite Guimarães Cardoso; o representante dos Conselhos Municipais de Educação, Paulo Eduardo dos Santos; da Undime, Valter Kuhn e a vice-presidente do Sintep, Cida Cortez.

A abertura do Fórum contou com uma apresentação cultural, com Silbene Perassolo (piano), Francisco Lopes (violino) e Cláudia Menezes (voz).





Fonte: Seduc-MT

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