Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 11 de Novembro de 2008 às 16:36
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Mato Grosso deverá atender em 100% a demanda de professores do Ensino Básico, que ainda não têm Ensino Superior. O Estado desenvolverá um projeto piloto do MEC com o objetivo de atender à formação continuada e inicial de professores, por meio de um trabalho conjunto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a UFMT, Unemat e Centros Federais de Ensino Tecnológico (Cefets).

De acordo com o secretário de Educação, Ságuas Moraes, o trabalho deverá beneficiar em muito as Redes Municipais, nas quais ainda é grande a quantidade de professores leigos. “Na Rede Estadual, já é mínima a presença de profissionais sem nível superior”, esclareceu o secretário.

Ságuas esteve nesta manhã (11.11) na abertura de um encontro de gestores da Educação Pública da Baixada Cuiabana. Aos presentes, ele explicou que o projeto piloto será especialmente útil para resolver o problema de professores que ministram aulas fora de sua habilitação. Conforme o secretário, devido à falta de profissionais com a formação específica, é comum que professores de biologia dêem aulas de química ou que habilitados em matemática lecionem física.

Nesse processo, de formação continuada, o secretário destacou o fortalecimento dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros). Ságuas informou que em breve será feito um processo seletivo para ampliar o quadro destas unidades.

Estão sendo criados dois novos Cefapros (Pontes e Lacerda e Primavera do Leste) para se juntarem aos 13 já existentes. Está sendo ampliada a quantidade de professores formadores, já que, conforme o secretário, os Cefapros não serão mais responsáveis apenas pelo Ensino Fundamental, mas pelo Ensino Básico.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/169771/visualizar/