Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 07 de Novembro de 2008 às 10:43
Por: FLávia Borges

    Imprimir


O reitor da Universidade Estadual do Estado (Unemat), Taisir Mahmudo Karim, em uma manobra classificada como arbitrária, tirou autonomia do seu próprio vice-reitor Elias Renato Januário, com a revogação da Portaria 1980/2006, que determina plenos direitos ao vice de assumir o cargo quando o titular se afastar. A "canetada" de Taisir, que está no segundo mandato, revoltou setores da comunidade acadêmica.

"O cargo de vice-reitor da Unemat é eleito junto com o reitor pelo voto universal. Não se trata de um cargo de confiança do reitor que pode ser demitido ou ter suas compatências canceladas por uma portaria", reage Januário, em um ofício onde se diz indignado com a atitude de Taisir Karim.

O vice afirma ainda que deve denunciar a decisão "ilegal" do reitor ao Ministério Público, por considerá-la abuso de poder. Para ele, discordâncias de procedimentos e de conduções das ações administrativas não dão o direito ao reitor de tentar tirá-lo do cargo.

A Unemat é vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, sob Chico Daltro. Empossados em 2006, o reitor e seu vice devem permanecer nos cargos até 2010. Januário foi nomeado pelo Ato Governamental 11424/2006. Ele lamenta a atitude de Karim, para quem não condiz com o cargo de reitor de uma instituição de ensino superior da dimensão da Unemat, com sede em Cáceres e campis em vários municípios, como Sinop e Alto Araguaia.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170014/visualizar/