Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Outubro de 2008 às 10:34

    Imprimir


Quase 6 milhões de brasileiros têm algum problema auditivo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Mas um exame simples e rápido pode identificar quando uma criança nasce com surdez.

O exame deveria estar disponível em todas as maternidades, mas não é isso que acontece. Menos de 2% dos municípios brasileiros fazem o teste da orelhinha nas crianças. O exame é importante, porque pode diagnosticar a surdez precocemente e melhorar muito a qualidade de vida de quem tem problema auditivo.

Com um fone, são emitidos sons suaves no ouvido do bebê. Basta apenas um minuto em cada lado.

O pequeno João, filho da fonoaudióloga Paula Amorim, nasceu com dificuldade para ouvir, e o problema só piorou. Depois do teste, ele passou por uma cirurgia para implantar um dispositivo conhecido como "ouvido biônico".

“É uma cirurgia que deve ocorrer entre seis meses e não mais tardar que 1 ano na criança que nasceu surda. Se tudo correr bem, em torno de 3 anos, ela vai estar com linguagem e fala completa, como se fosse uma criança ouvinte”, explica a coordenadora do programa nacional do teste da orelhinha, Cristina Simonek.

Paula acompanha a evolução do filho a cada dia. “Hoje, ele senta, conversa e brinca. É uma criança como outra qualquer, sem dúvida”, comenta.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171891/visualizar/