Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 07 de Outubro de 2008 às 15:26

    Imprimir


A Educação Indígena em Mato Grosso foi destaque esta semana no site do MEC. Uma reportagem apontou que 400 alunos xavantes estão aprendendo a ler e escrever em língua materna, na aldeia de Sangradouro (município de Primavera do Leste). O site informa que esta ação é um dos 15 projetos finalistas do Prêmio Vivaleitura 2008.

O projeto é destaque no concurso, mas a ação é o cotidiano das escolas indígenas de Mato Grosso. Em todas as 54 escolas indígenas da Rede Estadual e nas 226 da Rede Municipal, das 42 etnias existentes, a população indígena aprende a ler e escrever na língua materna.

De acordo com a técnica Wanda Fortunato, da Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a garantia de uma educação bilíngüe e com respeito à diversidade cultural dos povos indígenas está na Constituição Federal. Conforme o parágrafo 2º, do artigo 210 da Constituição: “O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem”.

A técnica da GEEI ressalta que até a 4º série do Ensino Fundamental todas as crianças nas tribos são alfabetizadas em sua língua materna. Só a partir daí é que é oferecido o ensino da língua portuguesa.

A Seduc tem investido fortemente na formação de professores para o Ensino Escolar Indígena. Wanda Fortunato aponta que praticamente já são 500 os professores indígenas preparados para assumir as salas de aulas nas aldeias. Existem indígenas formados desde o Ensino Fundamental ao Superior, sendo alguns com doutorado.

Através do Projeto Tucum, a Seduc formou 200 professores indígenas. Outros 300 estão sendo formados pelo Projeto Haiyô. Em setembro, a secretaria promoveu um Encontro Estadual de Gestores da Educação Escolar Indígena.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171967/visualizar/