Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 14 de Agosto de 2008 às 14:33
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A comemoração pelos 30 anos de existência da Universidade do Estado de Mato Grosso, em Cáceres, será marcada por uma série de atividades culturais, artísticas e sociais que devem envolver não só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral como forma de conhecer um pouco mais da história da Unemat.

Criada em julho de 1978, o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC) teve sua aula inaugural em 04 de setembro do mesmo ano, como parte das comemorações do bicentenário de Cáceres. Trinta anos depois a Unemat relembra esse momento que marcou a história do Ensino Superior em Mato Grosso com a abertura oficial das comemorações do 30º aniversário.

No dia 04 de setembro será realizada uma missa comemorativa no campus Jane Vanini, em Cáceres, na seqüência será inaugurado o mural da biblioteca e também um obelisco comemorativo. No período noturno será aberta a exposição de artes plásticas no museu da Unemat, na cidade universitária e na seqüência haverá apresentações culturais na “Noite Cacerense”.

No dia 05 de setembro (sexta-feira) as atividades começam com o lançamento de um selo personalizado, um cartão telefônico também personalizado lembrando os 30 anos da Unemat, e ainda lançamento de livros publicados por meio da Editora Unemat. Essas atividades serão realizadas no campus Jane Vanini a partir das 8 horas.

A noite de sexta-feira, também no campus Jane Vanini, será marcada ainda com a entrega de méritos universitários, lançamento do primeiro cd do Festival Universitário de Música 2007, apresentações culturais, shows regionais.

A Coordenadoria de Comunicação da Unemat preparou dois documentários que serão exibidos na programação: “Sonho, flor e fruto: uma história de 30 anos”, que trata um pouco da trajetória da Unemat desde a sua criação como IESC, passando por Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso até a sua oficialização como Universidade do Estado de Mato Grosso. O outro documentário a ser exibido será “Os últimos dias da vida de Che Guevara”, que retrata a apresentação de uma peça teatral montada no local onde Che Guevara foi assassinado na província de Valle Grande, na comunidade La Higuera, na Bolívia.

ATENDIMENTO SOCIAL: Como parte das comemorações a Unemat prepara um dia de atendimento social. Os cursos ofertados pela instituição no município de Cáceres estarão prestando diferentes serviços e orientações para a comunidade.

A população também poderá participar das oficinas culturais que serão ministradas nos dias 05 e 06 de setembro no Museu da Unemat, na cidade universitária no bairro Santos Dumont. As comemorações terminam com shows regionais na praça Barão do Rio Branco, na região central de Cáceres na noite do dia 06 de setembro.

UNEMAT HOJE: A Unemat atende atualmente cerca de 15 mil acadêmicos, 70% deles oriundos de escolas públicas. Está presente em todas as regiões de Mato Grosso com 11 campi instalados e outros 15 núcleos pedagógicos em funcionamento. A instituição marca sua trajetória com a oferta de cursos e programas diferenciados como o Ensino Superior específico para indígenas, formação de professores com o Programa Parceladas, cursos de ensino à distância e de Agronomia destinado exclusivamente a integrantes dos movimentos sociais da reforma agrária, além de adotar a política de inclusão étnico-racial destinando 25% das vagas para ingresso nos cursos de graduação para estudantes que se autodenominem negros ou pardos.





Fonte: Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/174817/visualizar/