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Educação/Vestibular
Terça - 12 de Agosto de 2008 às 08:12
Por: Sergio Luiz Fernandes

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O evento “11 de Agosto: Todos Por uma Educação Nota 10”, em sua segunda edição, já começa a produzir efeitos positivos na Educação em Mato Grosso. A Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, por exemplo, localizada no Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, tem alguns dos alunos com melhor índice de leitura no estado. Em relação ao desempenho na Prova Brasil, está em sétimo lugar na Capital.

A escola foi visitada na manhã desta segunda-feira(11.08) pela secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosa Neide Sandes de Almeida. No local, ela participou de um ato que está sendo realizado hoje em todas as escolas públicas do Estado. As unidades escolares estão promovendo reuniões com pais, alunos e professores, com o objetivo de debater alternativas para a melhoria da Educação Pública em Mato Grosso.

Na reunião, a comunidade escolar firma protocolos de intenções com metas a serem atingidas, especificando o compromisso de cada segmento envolvido. Para Rosa Neide, o engajamento nesta metas, principalmente por parte dos professores, foi uma das causas da melhoria dos índices educacionais no estado.

De acordo com ela, algumas escolas com excelente infra-estrutura não obtiveram bons resultados no Índice Nacional da Educação Básica (Ideb). Outras, porém, com infra-estrutura em piores condições, obtiveram um ótimo crescimento nos índices. “Isso demonstra o quão importante é o engajamento do grupo em torno do planejamento, da boa formação e em horas de estudo”, destacou a secretária adjunta.

Rosa Neide apontou ainda que alguns professores passaram a usar parte de sua hora atividade para o atendimento de alunos. “Antes, este período era gasto com atividades voltadas somente para o próprio professor”, informou. Outro fato positivo foi o engajamento de alunos no processo. Conforme Rosa Neide, alguns alunos estão com excelente índice de leitura nos cartões das bibliotecas. “Outros, porém, nem sequer abriram fichas para isso”, lamentou.

A secretária adjunta ressalvou que mesmo com a melhoria dos alunos em proficiência, tanto a repetência como a evasão dos alunos puxam os índices educacionais para baixo. Mas ela mostrou que, por meio da formação da Rede Cidadã, as escolas estão se estruturando para ir atrás do aluno que começa a faltar. Nesse caso, são acionados até o Conselho Tutelar e o Ministério Público, para resgatar estes alunos de volta à escola.

A “Djalma Ferreira” tem feito sua parte para atrair a comunidade à escola. É uma das unidades escolares participantes do programa “Escola Aberta”. Nos finais de semana, a escola permanece aberta, oferecendo cursos de temas pedagógicos, como reforço de matemática e língua portuguesa, mas também com cursos de informática, dança, capoeira e artesanato.

Na Escola Djalma Ferreira, a reunião com os pais ficou agendada para o período noturno. Durante o dia foram feitas atividades com alunos.

Aluna contribui para melhor desempenho dos colegas

Para o processo da melhoria da aprendizagem nas salas de aula em Mato Grosso, alguns alunos estão fazendo sua parte. A aluna Maíra Cristina da Silva, por exemplo, do 3º ano do 3º ciclo, não se preocupa apenas com seu desempenho. Ela contribui com a educação dos colegas. A aluna estuda no período da manhã, mas costuma ir à tarde na escola, atuando como “monitora” no auxílio a outros alunos. “Gosto de ajudar”, sintetiza a aluna sobre sua atitude.

Durante o evento, pela manhã, os alunos da escola apresentaram sugestões para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Maíra, como os demais, também gostaria de alguns investimentos em infra-estrutura na escola e incentivos para os alunos, mas está satisfeita com o corpo docente. “Gosto dos professores”, resume a aluna.

A mesma mobilização registrada na Escola Djalma Ferreira está se repetindo hoje nas 669 escolas estaduais de Mato Grosso.





Fonte: Seduc-MT

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