Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 07 de Agosto de 2008 às 07:57
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Mato Grosso dá mais um salto na área de transplantes com a autorização, por parte do Ministério da Saúde (MS), para a realização de transplantes de medula óssea no Estado. Por meio da Portaria 413, da Secretaria de Atenção à Saúde, do MS, de 29 de Julho de 2008, o Hospital Geral Universitário (HGU), fica credenciado para realizar transplantes de medula óssea.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que o credenciamento é fruto de um trabalho estruturante. “Em nossa gestão nos dedicamos a aperfeiçoar as ofertas de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na área de transplantes o ano de 2007 foi marcado pela estruturação dos serviços onde conseguimos credenciamentos importantes para alavancar os transplantes, a exemplo dos transplantes de córneas, para o qual o Banco de Olhos desempenha importante papel, e a aprovação, por parte do MS, do Laboratório de Histocompatibilidade, providências que vieram dar mais agilidade e segurança aos transplantes em Mato Grosso”, explicou Moro.

O secretário ressaltou também, que o Estado já vinha se preparando para a efetivação desse serviço quando, por exemplo, instalou o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) no MT-Hemocentro, que já conta com um cadastro de doadores com avanço na compatibilidade, sendo que os registros apontam para a existência de 8.200 doadores.

Para o diretor geral do Hospital Geral Universitário (HGU), Vander Fernandes, o credenciamento do hospital como centro de realização dos transplantes trará benefícios para o usuário do SUS. “Isto significa que o paciente com leucemia ou com linfoma, não vai mais precisar sair do Estado para fazer o transplante que precisa para continuar vivendo. Antes do credenciamento tínhamos uma média de 4 a 5 pessoas que eram mandadas para fora do Estado, por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Agora essas pessoas poderão receber o transplante aqui mesmo, com tecnologia”, explicou o diretor.

Em Mato Grosso, até Julho de 2008, foram realizados 121 transplantes de córneas. Também foram transplantados rins em quatro pacientes do Estado, sendo que dois dos rins usados nos transplantes foram fornecidos por doadores vivos e dois pelas famílias de doadores falecidos. Foi realizado, também, um transplante de enxerto ósseo.

O Estado ainda tem uma lista de espera na qual figuram 207 pessoas que precisam de transplantes de córneas e 609 que necessitam de transplantes de rins e 35 candidatos que aguardam transplantes de medula óssea.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175257/visualizar/