Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 21 de Julho de 2008 às 08:04

    Imprimir


Ao longo de seu programa de rádio “Café com o presidente”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil tem que assumir a responsabilidade pela integração da América do Sul.

Para Lula, o Brasil não pode se interessar em ser apenas um país grande, forte, mas rodeados de pobres. “É preciso que todos cresçam, que todos tenham condições de se desenvolver”, disse Lula.

O presidente deixou a entender que o país é o líder na América do Sul e precisa marcar sua posição. “O Brasil tem que assumir definitivamente a responsabilidade pela integração da América do Sul. O Brasil é a maior economia, é o país mais industrializado, e a economia mais forte; é o maior PIB (Produto Interno Bruto). Portanto, o Brasil precisa ter consciência de que a integração da América do Sul depende do gesto do Brasil”, afirmou.

Segundo Lula, o desenvolvimento da região depende de ações conjuntas. “É preciso que o Brasil cresça, se desenvolva e que os países vizinhos também cresçam e se desenvolvam, porque aí nós iremos criar um continente altamente desenvolvido”.

De acordo com o presidente, o país tem arregimentar forças no continente. “O Brasil não quer ter hegemonia na sua relação com nenhum país. Queremos construir parcerias. Um país como o Brasil não interessa em ser apenas um país grande, economicamente forte, com um monte de gente pobre do seu lado. É preciso que todos cresçam, que todos tenham condições de se desenvolver”.

Rodovia de duas mãos

Lula se reuniu recentemente com o presidente Álvaro Uribe, da Colômbia, e explicou as razões do encontro. “No caso da Bolívia, temos um déficit comercial. Compramos gás, são 30 milhões de metros cúbicos. O Brasil está importando mais da Bolívia do que vendendo. E o que nós precisamos é incentivar a Bolívia a diversificar a sua produção para que o Brasil possa vender mais e comprar mais da Bolívia. No caso da Colômbia, o Brasil vende muito e compra pouco. E esse desequilíbrio na balança comercial não é bom. O que nós queremos é ter um certo equilíbrio. É como se fosse uma rodovia de duas mãos”, resumiu.

Para Lula, a América do Sul está no trilho certo. “Nós temos condições de afirmar que a integração é uma realidade. Você tem uma fotografia de um lado de governantes considerados de esquerda, do outro lado de governantes considerados de centro. Qual é o papel do Brasil? É ser a espécie da ponte, que faz a ligação entre todas as correntes políticas da América do Sul”, resumiu.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/176346/visualizar/