Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 09 de Junho de 2013 às 10:53

    Imprimir


Novo projeto de iniciativa voluntária sobre testes de HIV espera atingir para 5 milhões de trabalhadores no mundo.


 
O projeto de teste e aconselhamento, batizado de VCT@ Work está sendo capitaneado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (Unaids).


 
Os testes, voluntários e confidenciais, devem ser conduzidos até 2015. O objetivo é assegurar que as pessoas que têm o vírus recebam tratamento e apoio dos serviços de saúde.


 
Em comunicado emitido na quinta-feira (6), o chefe da OIT, Guy Rider, disse que quer "mobilizar o poder da agência para incentivar 5 milhões de mulheres e homens a se submeterem ao teste". Ele apelou para participação dos Ministérios do Trabalho e organizações do setor em todo mundo.


 
A rápida ampliação da terapia antiretroviral, nos últimos anos, proporcionou o tratamento para o HIV para 8 milhões de pessoas. Com isso, elas podem viver mais tempo e de maneira mais saudável, além de ter vidas mais produtivas.


 
Local de Trabalho


 
De acordo com o Unaids, 7 milhões de soropositivos que têm direito não estão tendo acesso ao tratamento. Além disso, 40% das pessoas que vivem com o HIV em todo o mundo não sabem que têm o vírus e por isso não podem ser tratados. Em alguns países, este número ultrapassa os 50%.


 
Para o chefe do Unaids, se o local de trabalho abraçar a iniciativa do teste voluntário e confidencial, a luta pelo acesso ao tratamento dará um passo muito importante.


 
A iniciativa é parte dos esforços para se alcançar as Metas do Milênio da ONU. O alvo para 2015 é atingir 15 milhões de pessoas com tratamento para o HIV. O projeto é também parte da campanha "Alcançando Discriminação Zero" lançada pelo Unaids e pela Organização Mundial da Saúde, no Dia Mundial da Luta contra a Aids, marcado em 1º de dezembro, do ano passado.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/17678/visualizar/