Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 14 de Julho de 2008 às 17:01
Por: Alline Marques

    Imprimir


As eleições em Juara (Vale do Jauru) registra um fato inédito. A cidade pode ficar sem candidato a vereador no pleito de 2008. Acontece que nenhum dos interessados em disputar uma vaga no legislativo registrou a candidatura até o último dia 5, data limite da entrega da documentação à Justiça Eleitoral.

Os cerca de 90 candidatos a vereador registraram candidatura somente no dia 6. A chefe do cartório, Lílian de Carvalho diz que não sabe explicar o que aconteceu para que todos deixassem passar o prazo. No entanto, ela revela que o promotor Augusto César já impugnou algumas candidaturas irregulares e agora cabe ao juiz decidir quais serão os rumos do legislativo para o próximo mandato (2009 a 2012).

Como o caso é inédito, não existe nada em específico na lei. Sabe-se que os candidatos podem recorrer da impugnação.

Riva diz considerar situação estranha

O deputado de quarto mandato José Riva (PP), que iniciou sua trajetória política como prefeito de Juara, considerou “absurda” a possibilidade do município ficar sem candidatos proporcionais. Ele também achou “estranho” o fato de todos os registros de candidaturas terem sido indeferidos. “Não sei exatamente o que aconteceu, mas não podemos deixar que o processo democrático seja prejudicado desta maneira”. O parlamentar, que tem em Juara sua principal base política, disse que vai consultar sua assessoria jurídica para definir qual o procedimento. “Provavelmente entraremos com um recurso junto ao TRE-MT para reverter essa situação”, disse.

Escritório erra e atrasa entrega de registro

Os 92 candidatos a vereadores de Juara estão revoltados com o escritório de contabilidade J.A.. O parlamentar Osvaldo Antônio Piva (PDT), candidato a reeleição, explica que a empresa montou todos os processos de candidatura de forma irregular e por isso o registro só foi realizado fora do prazo permitido.

Osvaldo não sabe explicar ao certo qual era a irregularidade, mas está indignado com o fato, inédito no país. Os candidatos entraram com recurso junto 27ª Zona Eleitoral de Juara para garantir a candidatura.

Justiça impugna 92 candidaturas a vereador

O juiz da 27ª Zona Eleitoral, Douglas Bernardes Romão, indeferiu a candidatura dos 92 candidatos a vereador em Juara. Somente os que concorrem à Prefeitura tiveram o registro deferido pelo magistrado.

O candidato à reeleição, vereador Osvaldo Piva, revela que já entraram com recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral. O caso é inédito no país e ainda não existe previsão legal sobre o fato.

Cabe agora ao pleno do TRE decidir qual será o futuro das eleições municipais na cidade. No entanto, se a decisão for desfavorável aos concorrentes, Piva avisa que eles entrarão com recurso no Tribunal Superior Eleitoral. O clima na cidade é tenso. Todos aguardam ansiosos a decisão da justiça.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/176789/visualizar/