Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 08 de Julho de 2008 às 19:28

    Imprimir


Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Cuiabá desencadeia uma grande campanha de vacinação contra a rubéola e a síndrome da rubéola congênita (SRC) para o mês de agosto com o objetivo de eliminar a doença até 2010. A campanha terá início no dia 9 de agosto e se estenderá até 12 de setembro.

Segundo a coordenadora de Vigilância a Doenças e Agravos da SMS, Ivanete Laura Fortunato, a mobilização é uma estratégia necessária para erradicação da doença, que ainda persiste principalmente nas crianças. “A preocupação é exatamente a rubéola congênita que pode acarretar problemas a longo prazo para os pequenos”, frisa.

Técnicos da Educação em Saúde, coordenação de Atenção Básica e Secundária, Vigilância Epidemiológica, Assistência Social e Saúde Rural estão se reunindo para organizar a ação que tem como meta atingir o máximo de mulheres, homens e crianças durante a campanha que terá início juntamente com a segunda etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil.

A estimativa é de que 96.700.329 pessoas, entre 12 e 39 anos, sejam vacinadas em todo o Brasil. Ivanete Fortunato ressalta que “trata-se de um compromisso do Brasil, do Estado e das secretarias de saúde de zerar os casos de rubéola no país”. Em Cuiabá, a campanha vai além da vacinação nas unidades de saúde. Toda equipe disponível para a erradicação da rubéola estará com postos de saúde móvel, visitas nos colégios e empresas.

A coordenadora Ivanete Fortunato aposta na imunização e no empenho dos agentes de saúde. “A vacina é um instrumento seguro contra a doença. Necessitamos da colaboração de todos e, principalmente, das pessoas a serem vacinadas. Estas precisam ter a consciência da importância em tomar a vacina”, frisa a técnica, lembrando que as gestantes também terão um acompanhamento clínico para que, após o parto, sejam imunizadas contra a rubéola.

O Ministério da Saúde pretende atingir cerca de 300 mil pessoas entre homens e mulheres na faixa etária de 13 a 39 anos. “A Secretaria de Saúde está trabalhando e estudando a melhor forma de atingir toda a população cuiabana. Queremos eliminar a rubéola em nosso município” completa Ivonete Fortunato, coordenadora de Vigilância a Doenças e Agravos da SMS.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/177164/visualizar/