Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 08 de Julho de 2008 às 16:34

    Imprimir


O ministro da Educação, Fernando Haddad, divulgou hoje os dados da produção científica mundial. O país encontra-se na 15ª colocação do ranking liderado pelos Estados Unidos seguido da China, superando a Suíça e a Suécia e aproximando-se da Holanda e da Rússia.

Atualmente o Brasil investe R$ 200 mil em pesquisa, mas que o Programa de Aceleração do Crescimento da Ciência e Tecnologia investirá R$ 1,5 milhão, até 2010. "Na América Latina, o Brasil tem uma posição de destaque muito superior aos nossos vizinhos", destacou Haddad. O México ocupa o 28º lugar no ranking.

De acordo com o ministro, o Brasil irá melhorar sua posição se seguir o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e estabelecer uma integração entre a educação superior com a básica.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, destacou que a iniciação científica contribuiu para o aumento da produção de artigos científicos no país.

Segundo Guimarães, as áreas mais estudadas são a da medicina, onde o país lidera a produção mundial, seguida da física e da química. Um artigo brasileiro sobre neurociência, de acordo com Guimarães, foi o mais citado em 2007 no meio científico, e a Universidade de São Paulo (USP) tem o artigo mais citado do mundo na área de medicina interna.

O Brasil cresce quatro vezes mais que os outros países na publicação de conhecimento científico, disse Guimarães. Ele ressaltou que falta ao país uma melhor gestão de seus doutores para o conhecimento ser difundido.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/177181/visualizar/