Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Julho de 2008 às 10:57

    Imprimir


Diabetes, hipertensão e colesterol alto. Até pouco tempo atrás, essas doenças costumavam atingir apenas os adultos. Porém, de uns anos para cá, cada vez mais crianças e adolescentes passaram a sofrer desses males.

Um estudo realizado pela Unicamp, com 1.937 crianças e adolescentes entre 2 e 19 anos, mostrou que 44% dos entrevistados tinham níveis alterados de colesterol. Segundo a médica Eliana Cotta de Faria, uma das autoras da pesquisa, esses jovens estão mais propensos a terem problemas cardiovasculares.

As causas para o desenvolvimento dessas doenças podem ser tanto genéticas como por fatores culturais. A menina Isabela Portela, 7 anos, por exemplo, sofre de colesterol alto assim como sua mãe, Iolanda Portela. "Levei a Isabela ao médico porque ela se cansava rápido e vivia indisposta", conta Iolanda.

Além dos fatores genéticos, os jovens também passaram a ter doenças que antes só atingiam adultos por causa dos seus hábitos do dia-a-dia. "Eles ficam o dia todo em frente à TV e ao computador, totalmente sedentários. E ainda comem alimentos ruins, como salgadinhos e refrigerantes", diz o cardiologista Fernando Freitas, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo Freitas, os pais podem ajudar a melhorar a saúde dos filhos com pequenas medidas, como levar mais em conta o valor nutricional dos alimentos que compram. "É preciso ter em mente que o que a criança quer nem sempre é o que ela precisa", diz. Além disso, o médico aconselha a prática de exercícios. "Os pais têm de colocar a garotada para gastar suas energias."





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/177518/visualizar/