Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 30 de Junho de 2008 às 15:18

    Imprimir


Em Belo Horizonte, a jovem Luísa Lima de Castro está contando os dias para que chegue o segundo semestre do ano. É quando ela inicia oficialmente o sonhado curso de Medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com 100% de aproveitamento no Enem do ano passado, Luísa foi a campeã nacional do exame. O feito foi essencial para compor a nota final para aprovação no vestibular da federal mineira.

A estudante cursou o ensino médio no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais. Luísa acertou todas as questões da prova objetiva e tirou nota máxima na redação. "Creio que o ensino que tive no Cefet foi essencial para a aprovação", diz.

Ela conta que fez a prova com tranqüilidade e que não imaginava acertar todas as questões. "Foi uma surpresa", diz. A jovem afirma que gosta muito de literatura nacional e estrangeira, lendo obras de diversos autores. Não possui assinatura de jornais ou revistas mas, sempre que pode, confere os periódicos para ficar informada sobre os acontecimentos do dia-a-dia.

Com a aprovação no Enem, ela dedicou-se com afinco para o vestibular da UFMG. "Em média eu estudei quatro horas por dia. Claro que é preciso sair menos com os amigos, mas algumas rotinas, como ir à missa aos domingos e fazer caminhadas diárias, eu mantive", ressalta. Para o futuro, ela afirma que ainda não sabe qual especialidade médica irá seguir. A decisão deve vir durante a formação.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), organizador do Enem, outros 14 alunos ficaram na segunda posição do ranking nacional no ano passado. O exame de 2007 trouxe uma novidade: os candidatos obtiveram as maiores médias nas questões objetivas dos últimos cinco anos. De um total de 63 questões, a média foi de 51,52 em 100 pontos possíveis. Em 2006, por exemplo, a nota média foi de 36,90. Este ano, a prova do Enem ocorre em 31 de agosto. Ano passado, quase três milhões de estudantes fizeram o exame.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/177619/visualizar/