Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 11 de Junho de 2008 às 13:18

    Imprimir


Estar próximo dos ‘papas’ da medicina mundial é o desejo de qualquer acadêmico ou profissional da área da saúde - desejo este, bem próximo de acontecer para um grupo de acadêmicas da Faculdade de Medicina da UNIC.

Consolidando o projeto Apolipoproteina E - ApoE, que identifica uma variante genética que aumenta o risco para desenvolver Doença de Alzheimer e problemas cardiovasculares, será apresentado durante o Congresso Internacional sobre Doenças de Alzheimer – ICAD (International Conference on Alzheimer's Disease 2008), entre os dias 26 e 31 de julho, em Chicago/EUA.

Para a professora/doutora Bianca Bossato Galera, participar do Congresso é uma oportunidade única. Ela vai mais além, define que pela primeira vez Mato Grosso irá apresentar um projeto de pesquisa genética sobre Doença de Alzheimer, fora do país.

“Estamos contentes. A alegria seria maior se todos os envolvidos na pesquisa pudessem participar do Congresso”, define Bianca.

Para Elza Maria Moreira, médica residente do Hospital Geral Universitário – HGU, talvez a única representante do grupo no Congresso, todo o trabalho que a principio tinha uma meta de apenas 300 pessoas e hoje somando a parceria com o Centro de Convivência Padre Firmo Duarte, do bairro Dom Aquino, pode chegar a mil pessoas com mais de 60 anos, é uma vitória.

Para as acadêmicas da Faculdade de Medicina da UNIC, Camilla Magalhães, Anielle Jacomini e Bruna Grassiela, a expectativa é ainda maior. Elas torcem para que o projeto seja um dos premiados e possa ser publicado numa revista cientifica internacional.

Outro grande mérito é a experiência das infinitas possibilidades profissionais e de pesquisa para as futuras teses de mestrado e doutorado que o projeto ApoE possibilitará.

Apoios ao ApoE

O projeto tem o amparo da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso – Fapemat e da Universidade Federal de São Paulo, através da realização de pesquisa por biologia molecular, sob os cuidados da professora Marilia Smith, professora titular e chefe do Departamento de Morfologia e Genética/ UNIFESP.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/178754/visualizar/