Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 11 de Junho de 2008 às 08:04

    Imprimir


A meta é do Estado é imunizar 288,779 mil crianças menores de 5 anos no sábado (14) "Dia D" da primeira etapa da campanha nacional contra paralisia infantil este ano. As unidades de saúde de todos os municípios - incluindo comunidades rurais e aldeias indígenas - estarão abertas das 8h às 17h. Na Capital, a intenção é vacinar 49,387 mil crianças e, em Várzea Grande, 25,604 mil. É importante pais ou responsáveis levarem o cartão da criança para que, na ocasião, as vacinas em atraso possam ser atualizadas.

Segundo a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Ivanete Fortunato, a expectativa é obter cobertura vacinal de pelo menos 95%, nessa faixa etária de zero a 5 anos durante a campanha que continua até o dia 14 de julho. Nesse período, as unidades básicas estarão à disposição da população de segunda a sexta, no horário convencional. "O interessante da mobilização nacional de sábado é que vamos ter 86 postos de atendimento, o que inclui centros comunitários, PSFs (Programas Saúde da Família) e outras instituições conveniadas".

Apesar do último registro da doença no país ter sido em 1989, o risco de reintrodução do poliovírus selvagem é constante, pois a poliomielite ainda é considerada endêmica pela Organização Mundial da Saúde na Nigéria, Índia, Afeganistão e Paquistão. O modo de aquisição é oral, através de transmissão fecal-oral. O agente penetra no organismo (garganta e intestinos), em seguida, dissemina-se pela corrente sangüínea até infectar o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.

Apesar de haver alguns mitos em torno da vacinação, Ivanete esclarece que não existem contra-indicações. Somente casos de crianças com doenças graves ou que tenham indicação médica podem deixar de se vacinar. A segunda etapa da campanha será no dia 9 de agosto.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/178802/visualizar/