Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 09 de Junho de 2008 às 15:58

    Imprimir


Levantamento do Ministério da Saúde revela que as violências e os acidentes constituem 3,5% dos óbitos de pessoas idosas. No Brasil, 93 mil idosos se internam no Sistema Único de Saúde (SUS), por ano, por causa de quedas (53%), 27% por violência e agressões e 20% devido a acidentes de trânsito.

Dados de uma pesquisa feita pela Universidade Católica de Brasília (UCB) revelam que cerca de 12% dos 18 milhões de idosos já sofreram maus-tratos. E 54% das agressões são causadas pelos próprios filhos.

Reconhecer a violência contra o idoso como uma violação grave aos direitos humanos é a política do Ministério da Saúde. Para discutir estratégias de combate a essa situação e apoiar esse grupo populacional será realizado neste dia 11, em Brasília (DF), no Hotel Grand Bittar, o Seminário Nacional sobre Violência e Saúde na Velhice, por ocasião do Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade Civil para a Luta contra a Violência da pessoa idosa (15 de junho).

A violência psicológica é a mais comum, mas há também humilhação, discriminação, ameaças, agressões físicas, uso indevido do dinheiro do idoso, negligência, abandono e até mesmo a violência sexual. Esse fenômeno não se concentra somente no Brasil, é universal e atinge países desenvolvidos e em desenvolvimento.

O seminário reúne integrantes do Ministério da Saúde, da academia e membros de entidades da área. A conferência de abertura, às 9h, será ministrada por Maria Cecília de Souza Minayo (Fundação Oswaldo Cruz) e tem como tema Os Desafios da Saúde frente à violência contra as pessoas idosas.





Fonte: Mato Grosso Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/178892/visualizar/