Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 31 de Maio de 2008 às 16:41

    Imprimir


Levantamento da Secretaria da Saúde de São Paulo mostra que a maioria dos fumantes associa o cigarro à comida. Dos cerca de 500 dependentes de tabaco atendidos em 2007 no Centro de Referência em Álcool Tabaco e Outras Drogas (Crotad), 95% dos entrevistados relacionam o cigarro diretamente ao fim de cada refeição.

A ansiedade foi associada ao fumo por 73% dos entrevistados, o café por 71%, enquanto para 68% do total, o cigarro está vinculado à tristeza e à alegria para 55%. Falar ao telefone foi apontado por 42% dos pacientes ouvidos como motivo para fumar e 34% vincularam o ato de fumar ao consumo de bebidas alcoólicas.

A FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo) realiza neste sábado uma exposição com cartazes sobre o tabagismo em comemoração aos 15 anos do Dia Mundial Sem Tabaco. Haverá também distribuição de material educativo sobre o tabagismo.

A médica Ana Luiza Curi Hallal, vai defender tese na FSP-USP, sobre "fatores associados ao tabagismo em escolares da região Sul do Brasil'. A médica analisou dados do Inquérito de Tabagismo em Escolares, pesquisa realizada pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) relativos a Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, entre 2002 e 2004, em que foram ouvidos adolescente de 12 a 14 anos.

Ela concluiu que a prevalência do tabagismo é elevada e os fatores foram possuir indivíduos fumantes como melhores amigos e estar exposto à fumaça ambiental, fora de casa.

A pesquisadora constatou que a prevalência de fumantes entre os escolares variou de 10,7% em Florianópolis a 17,7% em Porto Alegre e foi sempre mais elevada, entre as meninas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179383/visualizar/