Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 31 de Maio de 2008 às 14:03

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma campanha pedindo que os governos proíbam a publicidade e a promoção do tabaco. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado hoje, 31 de maio. O objetivo é proteger 1,8 bilhão de jovens em todo o mundo.

A campanha pede ainda que a indústria do tabaco seja impedida de promover seus produtos por meio do patrocínio de eventos. Segundo dados da OMS, doenças relacionadas ao uso do tabaco matam pelo menos 5,4 milhões de pessoas todos os anos. De acordo com a organização, o número de vítimas fatais pode subir para 8 milhões até 2030.

Estudos comprovam que quanto mais os jovens são expostos à propaganda de cigarro, mais chances eles têm de começar a fumar. Dados mostram que apenas 5% da população mundial está longe das propagandas por leis proibitivas em relação à anúncios, promoções e patrocínios.

As indústrias do setor, enquanto isso, continuam buscando pessoas jovens fazendo associações do produto com glamour, energia e sensualidade. "Para sobreviver, a indústria do tabaco precisa substituir aqueles que largaram o hábito ou morreram por novos jovens consumidores", diz a coordenadora da OMS, Margaret Chan.

O diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Rui Ramos, disse à Rádio ONU, de São Paulo, que a educação pode ajudar no combate ao fumo. "Os jovens hoje são os principais iniciantes e estão começando muito cedo. A média de idade de um jovem começar a usar o tabaco é 11 anos, se nós atuarmos nas escolas, podemos impedir isso", afirma.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179399/visualizar/