Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 31 de Maio de 2008 às 07:01

    Imprimir


O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que serão oferecidas 120 mil novas bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior em 2008 pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O anúncio foi feito durante pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.

"São 47 mil bolsas integrais, com financiamento de 100% do valor dos cursos e outras 73 mil bolsas parciais, com financiamentos de 25 e 50%", explicou. Os alunos poderão solicitar as bolsas para qualquer carreira acadêmica.

O ministro também informou que o Ministério da Educação (MEC) modificou as regras para os empréstimos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), devido a uma interação com o ProUni. Os estudantes que optarem por financiar os cursos em universidades particulares do País terão mais recursos disponíveis e mais tempo para pagar.

"A novidade deste ano é que por meio do Fies Solidário, em parceria com a Caixa Econômica Federal, será possível a todos os estudantes que se habilitarem para as bolsas parciais do Prouni o financiamento integral da diferença, com recursos do FIES", explicou Haddad. Assim, quem conseguir uma bolsa do Prouni de 50%, poderá financiar os outros 50% pelo Fies.

Melhorias

As condições de financiamento foram aprimoradas e idealizadas de forma que possam acabar com problemas como a falta de professores ligados a áreas tecnológicas. Para os estudantes que quiserem cursar graduações nessa área, os juros diminuíram para 3,5% ao ano.

Para os estudantes que pretendem outras carreiras, os juros são de 6,5% ao ano. "Não custa lembrar que cada ano a mais de escolaridade aumenta a renda do trabalhador em 15% em média", destacou o ministro.

Além dos juros caírem, o prazo de devolução do empréstimo aumentou. Agora, os alunos terão o dobro do tempo que gastaram estudando para pagar pelos seus estudos. Ou seja, quem estudou durante quatro anos terá oito anos para pagar.

Além disso, o início do pagamento só começará a ser feito depois de seis meses contados a partir da conclusão do curso. Outra facilidade será a devolução dos recursos por meio de desconto em folha de pagamento. Sem boletos ou carnês, as prestações serão descontadas diretamente na folha de pagamento do recém-formado.

Confiança

Com as novas regras, também acaba a exigência de um fiador tradicional. "A Caixa organizará grupos de estudantes que trocarão avais entre si", explicou o ministro.

Ou seja, os estudantes formam um grupo e esse grupo fica responsável pelos financiamentos. "O Prouni já beneficia mais de 385 mil estudantes e o Fies atende a mais de 500 mil", completou Haddad.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179441/visualizar/