Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 30 de Maio de 2008 às 21:40

    Imprimir


As mulheres que têm muitos filhos correm mais risco de perder os dentes ao longo de sua vida, segundo um estudo divulgado nos Estados Unidos.

O número de partos "está vinculado à perda de dentes entre as mulheres americanas, mas não é possível definir os mecanismos dessa associação", concluiu o relatório, publicado pela "Revista Americana de Saúde Pública".

A pesquisa assinalou que as mulheres que tiveram mais de um filho, sem importar seu status socioeconômico, registraram mais perda de dentes.

"Seriam necessárias mais pesquisas para determinar se as desigualdades na saúde bucal entre as mulheres que estiveram grávidas se devem às diferenças [no número de gestações] ou a mudanças fisiológicas ou sociais" relacionadas com o acesso a cuidados médicos, acrescentou a fonte.

O estudo, elaborado por pesquisadores das universidades de Yale e de Nova York, analisou 2.635 mulheres negras e brancas entre 18 e 64 anos de idade, número de filhos, e a relação das mães com a saúde bucal.

Trata-se do estudo americano mais extenso até o momento sobre o vínculo entre o número de gestações e a saúde bucal das mulheres. Os resultados ratificam os de uma pesquisa escandinava elaborada na década de 1980.

Embora as razões não estejam muito claras, os pesquisadores especulam que a perda de dentes entre as mulheres que tiveram filhos se deve a múltiplos fatores, entre eles a propensão a desenvolver gengivites durante a gravidez e a falta de acesso a cuidados odontológicos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179461/visualizar/