Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 30 de Maio de 2008 às 09:25

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs na sexta-feira a proibição global da propaganda de cigarros, da promoção do produto e do patrocínio de eventos por parte das fábricas, como forma de evitar a entrada dos jovens no vício.

Em nota divulgada por ocasião do Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, a OMS disse que técnicas sofisticadas de marketing estão seduzindo jovens em revistas, filmes, shows, eventos esportivos e sites da Internet.

"Quanto mais os jovens são expostos à publicidade do tabaco, mais propensos ficam a começar a fumar", disse o texto, acusando os fabricantes de "associarem falsamente o uso dos produtos de tabaco a qualidades como glamour, energia e apelo sexual".

A maioria dos fumantes adquire o hábito antes dos 18 anos, e quase um quarto começa antes dos 10, segundo a OMS.

Em uma pesquisa com adolescentes de 13 a 15 anos, 55 por cento disseram ter visto outdoors de cigarros nos mês prévio, e 20 por cento possuíam objetos com marcas de cigarros.

Em 2003, a OMS adotou um tratado global de saúde pública que pela primeira vez recomendava alertas mais incisivos nos maços de cigarros e limites à publicidade e aos patrocínios do setor, embora isso não esteja em vigor em todos os países. O Brasil foi o segundo país, depois do Canadá, a adotar a iniciativa de colocar imagens nos maços e nesta semana divulgou novas fotos, mais alarmantes, que passarão a ser usadas nas embalagens.

Douglas Bettcher, diretor do programa de combate ao tabagismo da OMS, disse que a proibição total é necessária para garantir que os jovens estejam protegidos de mensagens perigosas, especialmente nos países mais pobres, onde as meninas são o maior alvo da publicidade.

"Meias medidas não bastam. Quando uma forma de publicidade é proibida, a indústria do tabaco simplesmente transfere seus vastos recursos para outro canal. Conclamamos os governos a imporem uma proibição completa para romper a rede de comercialização do tabaco", afirmou ele.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179551/visualizar/