Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Maio de 2008 às 16:33

    Imprimir


Um novo estudo descobriu que o uso de narguilé está em alta entre estudantes universitários. Alguns acreditam que fumar tabaco dessa forma é menos perigoso do que fumar cigarro – o que não é o caso, como afirmam os pesquisadores.

O estudo, publicado na edição de maio do "Journal of Adolescent Health", observou o uso de narguilé entre estudantes da Virginia Commonwealth University. Descobriu-se que, entre os mais de 700 estudantes pesquisados, mais de 40% relataram ter usado narguilé no ano anterior.

O narguilé, muitas vezes chamado de “hookah” ou “shisha”, é mais conhecido no Oriente Médio e usado para fumar tabaco aromatizado e adocicado. O tabaco é aquecido sobre carvão vegetal, depois é esfriado ao passar através de um vaso d’água, e finalmente é inalado com a ajuda de uma mangueira.

Apesar do que acreditam alguns estudantes, o narguilé pode expor usuários a uma quantidade maior de substâncias tóxicas do que cigarros. Cada aspiração tem cem vezes mais fumaça em relação ao cigarro, afirma o estudo. E os fumantes também inalam fumaça do carvão mineral.

“Há várias razões para acreditar que isso piora o problema”, disse o autor responsável pelo estudo, Thomas Eissenberg.

A maioria dos estudantes fuma em lugares como cafés de narguilé. Um motivo de esses lugares estarem se tornando tão populares, dizem os estudos, é que, ao contrário de bares, eles são abertos para estudantes.

Usuários de narguilé na maioria das vezes são homens e muitos deles disseram aos pesquisadores que fumar narguilé os faz parecer “descolados”.





Fonte: The New York Times

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179619/visualizar/