Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 20 de Maio de 2008 às 10:16

    Imprimir


Pesquisa científica recente da faculdade de Odontologia da cidade de Dunedin, na Nova Zelândia, mostrou que as pessoas que fumam maconha podem ter doenças bucais e perder os dentes mais rapidamente. De acordo com o estudo publicado no Journal of American Medical Association, quem usa a droga frequentemente tem quatro vezes mais chances de ter doenças na gengiva. E as chances de perder os dentes são duas vezes maiores do que quem não tem esse hábito. A pesquisa contradiz os defensores da idéia de que a maconha não é prejudicial à saúde.

“Virou até clichê dizer que a droga não causa nenhum mal à saúde. Contudo, o estudo mostra que as pessoas que usam maconha têm chances de perder os dentes mesmo que não sejam fumantes de cigarro de tabaco”, diz o dentista Arlindo Aburad, doutor em Patologia Bucal pela USP e presidente da Comissão de Ensino e Pesquisa do Hospital do Câncer de Mato Grosso. Além disso, ele lembra que o uso da maconha aumenta também as chances de a pessoa ter câncer na garganta e no pulmão.

Segundo Aburad, o estudo é importante, principalmente, porque a doença periodontal atinge a maioria das pessoas com mais de 30 anos no mundo todo. “A principal causa dessa doença é a falta de higiene ou a higiene incorreta da boca. Ela começa com a inflamação da gengiva, conhecida como gengivite, que se não for tratada evolui para uma periodontite”, explica. Segundo ele, com o passar dos anos, “os dentes ficam mais resistentes às cáries, mas também mais suscetíveis à doença periodontal”.

Na pesquisa, foram avaliadas 1.015 pessoas acompanhadas desde o nascimento até os 32 anos de idade. Quando os pesquisadores compararam as condições de saúde bucal entre os usuários e não usuários da droga, constataram que eles tinham mais focos de inflamação na boca e menos dentes. “É preciso levar em conta sempre que, em qualquer condição, a melhor forma de prevenir e combater as doenças bucais é com uma higiene satisfatória”, diz Aburad, ao comentar a pesquisa.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180247/visualizar/