Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 19 de Maio de 2008 às 18:47

    Imprimir


Um balanço da Secretaria de Estado de Saúde confirmou a vacinação de 142 mil idosos na campanha de vacinação contra gripe, que iniciou em 26 de abril. O número corresponde a 86,66% da população de pessoas com 60 anos ou mais.

Mato Grosso está entre os 15 estados brasileiros que já cumpriram a meta de vacinar 80% dos idosos, ocupando o 6º lugar no ranking nacional de número de imunizados contra a gripe na população maior de 60 anos.

Mirian Freire destaca ainda que esses dados são preliminares, visto que os municípios enviam diariamente seus dados e a campanha ainda está em vigência. A vacinação vai até o dia 05 de junho, e todos os postos de saúde do Estado estão com a vacina disponibilizada para esta população.

Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 116 municípios do Estado já alcançaram ou até mesmo ultrapassaram a cobertura vacinal de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Porém, alguns municípios se aproximam celeremente da meta de 80% de cobertura estabelecida pelo MS. A meta de Mato Grosso é vacinar 164.284 idosos.

“Nessa reta final da campanha de vacinação do Idoso, estamos buscando uma parceria cada vez mais acirrada desses municípios que ainda não alcançaram a meta. Devemos todos estreitar os compromissos para continuarmos mantendo as coberturas de vacinação acima de 95%, conforme dados das campanhas de anos anteriores. Exemplo disso foi a campanha de 2007 na qual obteve uma cobertura de 98,52% de vacinação”, ressaltou a coordenadora.

Estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra Influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à Gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Além disso, estudos apontam que há queda de pelo menos 31% das mortes hospitalares por pneumonia e influenza (Gripe) e de cerca de 50% das mortes hospitalares relacionadas às doenças respiratórias. Quanto aos óbitos entre idosos, por diversas causas, o percentual de queda varia entre 27% e 30%.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180315/visualizar/