Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 19 de Maio de 2008 às 16:27
Por: Talis Mauricio

    Imprimir


Perder peso mantendo a prática de hábitos saudáveis, como a boa alimentação e exercícios diários, pode reduzir o tratamento com medicamentos da SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos), ou síndrome da anovulia crônica.

A doença, que faz a mulher não ovular mensalmente, desregulando a menstruação, atinge de 10% a 20% das mulheres em idade fértil. Em geral, ela acomete as adolescentes e, principalmente, mulheres entre 20 e 30 anos.

"Apenas o fato de perder peso, com dietas e exercícios, pode eliminar os tratamentos à base de medicamentos. Emagrecer pode fazer com que a mulher volte ao ciclo normal e até mesmo engravide naturalmente", explica o professor de ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da USP (Universidade de São Paulo) Fabio Lopes Teixeira Filho. De acordo com o professor, a doença é uma das principais causas de infertilidade e atinge de 7% a 10% das mulheres no mundo.

Por ser uma síndrome, a origem da SOP não é conhecida. Especialistas ouvidos pelo Agora disseram que se trata de um desarranjo hormonal que acaba desenvolvendo no organismo da mulher o hiperandrogenismo, um hormônio masculino. Por isso, os principais sintomas da SOP são ciclo menstrual irregular e muito longo, obesidade, pêlos em excesso (hirsutismo) na face, na barriga e na região lombar, queda de cabelo e acne.

Segundo a ginecologista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa, Clarissa Santiago de Mattos, a longo prazo, a SOP pode gerar, além da infertilidade, câncer do endométrio, doenças cardiovasculares, colesterol, hipertensão e diabetes. Ela também defende a idéia da redução de peso no combate à doença. "A perda de peso é importante, independente do uso das medicações, pois pode restaurar naturalmente os ciclos menstruais e a fertilidade".

Diagnóstico

O problema pode ser detectado após uma análise clínica, em que serão avaliados os sintomas. Para apoiar o diagnóstico, o médico pode solicitar uma ultra-sonografia e um exame de sangue para contagem de hormônios.

A forma de tratamento dependerá das intenções da paciente, ou seja, se ela pretende ou não engravidar. Mas a mulher pode evitar todas essas etapas se seguir as recomendações médicas e fizer o tratamento adequado.





Fonte: Agora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180333/visualizar/