Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 14 de Maio de 2008 às 16:06

    Imprimir


Mato Grosso registrou este ano, 8.718 casos de dengue, de janeiro a 14 de maio. A redução é de 41,73% se comparado o período deste ano com o mesmo do ano passado. Entre janeiro e a primeira quinzena de maio de 2007, foram registrados 14.962 notificações. Durante todo o ano de 2007 foram notificados 19.288 casos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou cinco casos por dengue hemorrágica em Mato Grosso neste ano. Desses, três evoluíram para cura e os casos ocorreram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Tangará da Serra. No município de Cuiabá, o caso notificado por dengue hemorrágica foi a óbito.

O Estado investiga dois casos suspeitos de FHD, um em Paranatinga e um em Cuiabá. Ambos aguardam o fechamento dos resultados dos exames laboratoriais para confirmação ou não de dengue.

Foi confirmado, ainda, no município de Cuiabá, um caso de Síndrome de Choque da Dengue, que foi a óbito uma criança com quatro meses de nascimento.

Dos quatro casos confirmados como sendo de dengue com complicação, três casos evoluíram para cura. Sendo um em Matupá, um em Nova Santa Helena e outro em Várzea Grande. O caso de óbito ocorreu no município de Campos de Júlio.

Os municípios que tiveram maiores números de notificações foram Cuiabá com 821 casos, Barra do Garças com 721, Colíder com 425, Marcelândia com 376, Alta Floresta com 280, Matupá com 276, Lucas do Rio Verde com 274, Sorriso com 242 e Tangará da Serra com 227 casos.

Capacitação

Está programada para os dias 26 e 28 de maio, uma capacitação para os profissionais da área médica sobre diagnóstico, manejo e tratamento da dengue e leishmaniose nas regionais de Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia.

Ainda para o mês de maio, na sede do MT - Laboratório, em Cuiabá, ocorrerá também um treinamento em serviço voltado para os técnicos dos Escritórios Regionais dos municípios de Sinop, Tangará da Serra, Baixada Cuiabana e Pontos e Lacerda sobre transporte de material biológico para monitoramento viral como forma de controlar o tipo de vírus que está circulando no Estado. A data prevista para a atividade é dia 28 de maio.

Para o mês de agosto a capacitação sobre Diagnóstico e Tratamento da Dengue voltada para médicos, será para a Regional de Diamantino e os municípios de abrangência.

Entre os meses de setembro, outubro e novembro de 2008, a Secretaria de Estado de Saúde programou capacitações voltadas para as Equipes dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e dos Programas de Saúde da Família (PSFs). Essa ação vai atender todas as equipes das regionais de Rondonópolis, Sinop, Pontes e Lacerda, Cáceres, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia sobre a Dengue em diagnóstico, manejo e tratamento.

Recomendações

A recomendação para os casos suspeitos de dengue é que sejam notificados o mais precocemente possível para facilitar o diagnóstico e evitar a automedicação, recorrendo sempre a Unidade de Saúde mais próxima em caso dos sintomas para a doença que são: febre , dores de cabeça, dores no fundo dos olhos e nas juntas, fraqueza, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Nem sempre estes sintomas aparecem ao mesmo tempo, mas se forem encontradas pessoas com dois ou mais sintomas deve-se avisar imediatamente a uma Unidade Básica de Saúde. Os primeiros sinais da dengue podem surgir de 3 a 15 dias após a picada do mosquito.

No caso da Dengue Hemorrágica, no início, os sintomas são iguais aos da dengue clássica aos quais podem ser acrescentado sangramento de gengivas e narinas, fezes escuras (o que indica a presença de sangue), pontos ou manchas vermelhas ou roxas na pele, dor abdominal (de barriga) intensa e continuada, vômitos freqüentes e tonteira, diminuição de urina e dificuldade para respirar.

Prevenção

É preciso não deixar água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias, copinhos descartáveis. Também não se deve esquecer de tampar as caixas de água, cisternas, tambores, poços, depósitos onde a fêmea do mosquito possa depositar os ovos.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180621/visualizar/