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Educação/Vestibular
Domingo - 11 de Maio de 2008 às 17:36
Por: Roseli Riechelmann

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Atitudes como recolher equipamentos danificados, mobiliário quebrado e amontoados nos prédios escolares e a limpeza e pequenos consertos em banheiros e cozinhas das escolas mudaram a imagem dos estudantes e profissionais do município de Barra do Bugres sobre as escolas estaduais. As ações pontuais, motivadas pelos assessores pedagógicos no município, se tornaram significativas.

O assessor pedagógico Francisco Chagas, acompanhado pelo colega professor Elias Fortunato de Souza, foram os responsáveis pelo relato positivo durante o Encontro de Assessores Pedagógicos do Estado, evento realizado na última semana em Cuiabá. “As lojas são sempre cheirosas, limpinhas. Isso entusiasma o cliente a entrar. Assim queríamos as escolas”, disse Chagas.

Com apoio da comunidade interna e externa começaram as transformações. O primeiro passo foi limpeza e o descarte do material estragado. “Encaminhamos para o almoxarifado da Seduc nove caminhões de objetos e ainda temos uns quatro para serem enviados”, destaca o assessor. Com apoio da Secretaria e comunidade todas as escolas passaram a ter área de atendimento público e as secretarias foram padronizadas. Os espaços receberam mobiliário novo, com mesas individuais de atendimento e portas de vidro transparente. “Oferecemos para os profissionais e estudantes prazer em entrar e ficar na escola”, destaca.

O trabalho desenvolvido em Barra do Bugres vai além da aparência da rede física. Quinzenalmente os professores participam de cursos de capacitação. “Trabalhar com educação exige uma construção permanente, para enfrentar os desafios da área”, diz Chagas. Muitas metas foram atingidas, mas conforme o assessor pedagógico, outras são criadas. “O fluxo é permanente”, acredita.

Uma das grandes iniciativas desenvolvidas pela assessoria pedagógica foi a implantação da rede de comunicação por Vídeo Conferência. Uma câmera e um computador permitem a troca de informações entre as escolas e a assessoria pedagógica. “É um sistema simples, fácil e de baixo custo”, conclui.





Fonte: Seduc-MT

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