Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 10 de Maio de 2008 às 17:04
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


A Embaixada da Espanha divulga os nomes dos selecionados para participar do Curso de Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Granada (Espanha), no período de 14 de julho a 1º de agosto. Em Mato Grosso as contempladas foram às professoras Gilvani Kuyven Kurz, de Lucas do Rio Verde; Silma Silveira, de Várzea Grande; e, Gláucia Regina de Oliveira, de Cuiabá.

O ‘prêmio’ garante, além do curso, custo zero em alimentação e estadia. As passagens para a Espanha serão oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como incentivo à capacitação dos profissionais da rede estadual.

A seleção foi realizada segundo critérios do Ministério de Educação e Ciência da Espanha , e as inscrições tiveram início no mês de março, via internet, pelo endereço eletrônico disponibilizado pela Embaixada da Espanha. Houve divulgação por parte da Secretaria de Estado de Educação que enviou a todas as Escolas de Ensino Médio um informativo com o site da embaixada para que os professores de Língua espanhola se inscrevessem. O Curso acontece anualmente. A edição de 2008 ofereceu um total de 45 vagas para professores de espanhol de todo o país, sendo três bolsas para Mato Grosso.

Para as professoras selecionadas, a oportunidade de conhecer a língua e a cultura da Espanha é ímpar. “É um aprimoramento que vale mais que uma especialização”, destaca Silma Silveira. “É fundamental para quem dá aulas de língua estrangeira conhecer o país”, completa Gilvani Kurz.

Todas as professoras selecionadas são vinculadas à rede estadual de ensino. Gilvani Kurz é professora da Escola Estadual Dom Bosco, em Lucas do Rio Verde, é pós- graduada em Metodologia da Língua Espanhola. A língua espanhola é uma paixão que nutre desde a infância, quando morou numa região de fronteira e “amava” escutar as canções dos músicos argentinos.

As professoras Silma Silveira, professora na Escola Estadual Porfíria Paula de Campos – Várzea Grande, acredita no aperfeiçoamento profissional a partir do vínculo com a cultura, realidade sócio-econômica e pessoal que vive na terra. Gláucia Regina de Oliveira, professora da Escola Estadual Dione Augusta, especializada na língua espanhola pela Universidade Federal de Mato Grosso, a experiência de visitar o país será um mestrado na área.

Em Mato Grosso, o Centro de Recursos Didáticos da Língua Espanhola (CRDE), um convênio entre Secretaria de Estado de Educação e Embaixada da Espanha apóia os participantes. Regularmente, o CRDE atende aos educadores da área que atuam na rede estadual, dando suporte, orientação e apoio, na qualificação profissional.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180919/visualizar/